Firmada parceria entre Prefeitura de Amapá e Unifap, e município terá seu primeiro vestibular oferecendo 180 vagas

Na manhã desta quinta-feira, 1º, foi consolidada a parceria entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Prefeitura de Amapá, e no próximo vestibular serão oferecidas 180 vagas para moradores do município e de cidades próximas. A expectativa do prefeito Carlos Sampaio era que o Polo Amapá da Unifap – Meio Norte, começasse a funcionar de fato em 2018, porém a reunião com a reitora Eliane Superti, o responsável pelo Departamento de Educação à Distância da Unifap, André Leite; vereadores Kelley Lobato, Pastor Diego, Ivanilde Santos e Tonhão, ex-vereador Maracá; e secretárias de Saúde, Nazaré Sucupira, e de Assistência, Dayse Marques , antecipou o prazo.

Para o prefeito Carlos Sampaio, esta conquista é a oportunidade para que moradores de cidades do trecho norte da BR 156, como Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene entrem em uma Universidade Federal e alcancem o diploma de nível superior através ensino à distância. “Há muito tempo tenho este sonho, de levar o ensino universitário para o município, o que vai beneficiar os que não podem vir para Macapá concluir os estudos. Cerca de 2 mil jovens somente do Amapá concluíram o ensino médio e aguardam este vestibular”. As aulas serão presenciais e virtuais.

Serão oferecidos dois cursos de nível superior, Educação Física e Administração Pública, e uma especialização em Gestão Pública, e para cada uma destas áreas a oferta é de 60 vagas. As aulas presenciais serão no Polo, que está construído há 17 anos, mas nunca foi utilizado, e precisa ser reestruturado e equipado. Para resolver este problema, o prefeito Carlos Sampaio conseguiu o apoio em Brasília, com a deputada Janete Capiberibe, emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil.

No dia 7 de junho, próxima quarta-feira, a Unifap fará uma visita técnica em Amapá, para verificar as condições da estrutura física do Polo e fazerem as adaptações, para que então o Termo de Cooperação Técnica seja assinando, e no próximo vestibular, possivelmente em setembro, as vagas sejam disponibilizadas. “A universidade tem um importante papel na sociedade, de promover o desenvolvimento através da educação, e este conhecimento é para toda a vida. O prefeito Carlos cumpre seu compromisso e realiza os sonhos dos munícipes, e em alguns meses, com certeza estaremos realizando o primeiro vestibular em Amapá”.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *