Governador prestigia posse da procuradora geral do MPE/AP

Procuradora Ivana Cei e governador Camilo Capiberibe – Foto: Márcia do Carmo.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe prestigiou, nesta sexta-feira, 11, no Teatro das Bacabeiras, a solenidade de posse da nova procuradora geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE/AP), promotora Ivana Lúcia Franco Cei. Ela foi nomeada pelo governador para o comando do órgão durante o Biênio 2011/2013. No evento também foi empossado o novo corregedor geral do MPE, procurador Jayme Henrique Ferreira.

Participaram da solenidade membros da Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público Estadual (MPE/AP), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá (OAB/AP), autoridades eclesiásticas, acadêmicos de Direito e sociedade em geral.

Ivana Cei venceu por duas vezes as eleições internas do MPE. Em 2009, mas não foi escolhida pelo antigo governador do Estado. E em 7 de fevereiro de 2011, quando foi indicada na Lista Tríplice, juntamente com o também promotor Iaci Pelaes e o procurador Márcio Augusto Alves, para a apreciação do governador Camilo Capiberibe.

No dia 21 de fevereiro de 2011, o governador Camilo Capiberibe fez valer a democracia e os 41 votos de um total de 75, dos membros do MPE, entre procuradores e promotores de Justiça, e nomeou Ivana Cei a nova procuradora geral de Justiça do órgão. É a segunda vez na história do Ministério Público Estadual do Amapá que uma mulher comandará o órgão. A primeira foi a procuradora Raimunda Clara Banha Picanço, em 1997.

Para o governador do Amapá, a posse de Ivana Cei a frente do MPE é um marco para o Estado. Segundo Camilo Capiberibe, além da preocupação de fazer valer a vontade soberana da maioria dos membros do Ministério Público, a carreira da promotora e nova procuradora a credencia para o cargo.

“Nosso Estado atravessa um momento muito delicado. A sociedade amapaense espera muito de cada um de nós que representamos poderes públicos. Tenho certeza que o papel de procuradora geral de Justiça será brilhantemente desempenhado pela promotora Ivana Cei e pelo novo corregedor geral, procurador Jayme Ferreira”, pontuou o governador do Amapá.

“Sinto-me tão feliz hoje, quanto no dia 1 de janeiro de 2011, quando estive na posse da presidente Dilma, pois são momentos em que a mulher atinge a igualdade. Tenho certeza que a sociedade ganhará com a promotora Ivana a frente do MPE e que as mulheres do Amapá terão uma razão a mais para lutar e merecer seus espaços. Desejo sucesso a nova procuradora geral de Justiça”, enfatizou Camilo Capiberibe.

A procuradora

Ivana Cei é promotora de Justiça, tem pós-graduação em Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito Ambiental e Políticas Públicas. É mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas.

Na administração foi chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e Presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa). Até agora exercia o cargo titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo da Comarca de Macapá (Prodemac).

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *