Inicia nesta sexta-feira a programação das Religiões de matriz africana no Mês da Consciência Negra

afroquilombo

No Mês da Consciência Negra, as religiões da matriz Africanas, candomblé, umbanda e tambor de mina, têm espaço garantido na programação, que ocorre anualmente no Amapá, em homenagem à Zumbi dos Palmares. Pais, mães, filhos de santo, devotos e simpatizantes terão momentos de reflexão, orações e de sintonia para cultuar seus orixás e debater a realidade vivida pelos adeptos da religião. Nesta sexta-feira, 13, é o primeiro dia dedicado aos seguidores, com a Roda de Conversa dos Gestores de Matriz Africana.

O tema “Desafios nas Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas – Saúde e Educação nos Terreiros”, foi escolhido para reunir os gestores e seguidores, e debater a religiosidade dentro da educação, e as possibilidades de combater a intolerância religiosa nas escolas. Na área de saúde, o objetivo é dialogar sobre o uso de ervas medicinais nos cuidados com doentes.

Representantes da UNIFAP e das Secretarias de Educação e de Saúde estarão no meio da roda com os pais e mães de santo. “É importante trazermos para o meio da roda estes assuntos com os quais os religiosos convivem diariamente, para encontrarmos juntos um caminho, que será aberto através do diálogo, ouvindo as partes interessadas”, reforça a secretária de Políticas Afrodescendentes (Seafro), Núbia de Souza.

Programação Cultos Afros

12189620_817940561657273_8070094846109247475_n

Mariléia Maciel
Assessoria de Imprensa/Comissão de Organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *