Maria Conceição Penha Tavares gira a roda da vida. Feliz aniversário, tia. Te amo!

Sempre digo aqui que gosto de parabenizar neste site as pessoas por quem nutro amor ou amizade. Afinal, sou melhor com letras do que com declarações faladas. Acredito que manifestações públicas de afeto são importantes. Neste vigésimo terceiro dia de fevereiro, uma das primeiras pessoas que me amou e uma das grandes amigas que tenho na vida, minha tia, Maria Conceição Penha Tavares, gira a roda da vida pela 72º vez, com saúde e aparência de 50 e poucos invernos amazônicos, graças a Deus!

É difícil falar a respeito de pessoas que, de tanto amor e presença afetiva, fazem parte da nossa construção pessoal. É como tentar descrever um pedaço de nós. Nesse caso, de um lindo pedaço. Tia Maria é a filha mais dedicada de que tenho notícia, irmã preferida do meu pai (que já virou saudades) e foi a filha preferida da Peró e vô João (que também já seguiu para as estrelas). Aliás, para repetir mais uma vez o termo preferência, ela é minha tia predileta e amiga da vida toda.

Tia também foi uma competente bancária durante décadas, é contadora e ex-colaboradora da Cunha & Tavares Consultoria. Ela sempre foi empenhada, muito séria, responsável e dedicada em tudo que se propôs e se propõe a fazer. Com toda certeza, ela é uma mulher extraordinária.

A tia já me ajudou muito na vida. Tento ser um amigo presente na vida dela. Nem sempre consigo, por conta da correria diária, mas juro que tento. Ela foi uma das poucas pessoas que botou fé em mim, ao lado da minha mãe e da mãe dela, Maria Lúcia e Peró, nessa ordem textual e de amor aqui dentro. Afinal, este jornalista era um moleque doido e perdido na vida. Não que hoje eu seja um cidadão exemplar, é que virei um velho que pira muito menos que antes. Sim, ela mora e sempre morou no meu coração.

Maria (Conceição para alguns e Penha para outros) é, sobretudo, a mais completa tradução das palavras: decência, honestidade e dedicação. Tia sempre foi um dos faróis (assim como mamãe e vovó Peró) na tempestade que sou, sempre foi umas das luzes do meu caminho. Aliás, do meu e de muitos. Sorte da nossa família. Azar de quem não reconhece tudo que ela fez por todos.

Minha memória afetiva só dá ela (sempre ela), desde 1976, quando pintei por aqui. São quase 48 anos de amizade e amor. Sou só gratidão por ter essa tia tão querida. Já falei uma vez e vou repetir: se um dia eu for pra minha sobrinha Maitê a metade do tio que Maria foi e é pra mim, a missão estará cumprida com sucesso.

Titia sempre foi uma espécie de mãe, madrinha, amiga, apoiadora, conselheira, parceira, entre outras tantas coisas maravilhosas que essa pessoa sensacional representa na minha existência. A maturidade nos ensina que o bom da vida é o amor. Amar e ser amado é o que importa. E o meu caso de amor com Maria é exatamente assim.

Adoro sua voz alta, energia contagiante e seu grande sorriso. Faço de tudo para estar com ela toda semana. Sua presença em minha vida é um presente inestimável.

Tia, que teu novo ciclo seja ainda mais porreta, iluminado, com paz e muita saúde pra você seguir na jornada. És é um exemplo a ser seguido. Volto a dizer: graças a Deus tenho uma sorte dos diabos da tua existência orbitar a minha. Parabéns pelo teu dia, Maria. Te amo! Feliz aniversário!

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar” – Machado de Assis.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *