Nonato Leal e Nathal Vilar sobem no palco do Botequim nesta terça-feira (8)

11988550_738173542972794_3870838866107379948_n

Por Fernanda Picanço

Nesta terça-feira (8), o Projeto Botequim apresenta casadinha musical. Quem sobe no palco são os músicos, Nonato Leal e Nathal Vilar que apresentam a partir das 19h,no Sesc Araxá, show com músicas autorais e uma viagem pela musica amapaense e MPB.

Nonato Leal

Raimundo Nonato Leal é músico desde os 10 anos de idade, vocação artística que herdou de uma família de músicos. Nasceu em Vigia, uma cidade do interior do Pará, em 1927. Tocou violino durante alguns anos, depois seguiu para o banjo. Posteriormente vieram o cavaquinho, o bandolim, a viola, e nesta sequência de cordas chegou o violão, instrumento que o acompanha até aqui, aos 88 anos de idade – 70 deles dedicados à música.

Sua primeira participação especial em um grupo musical veio com o conjunto “Soberanos do Ritmo”, através do qual viajou pela região amazônica fazendo shows e passou a morar no Rio de Janeiro, onde tocou para um público grande, múltiplo e miscigenado.

nonatoleal

Chegou a Macapá no dia 2 de março de 1952 onde casou-se e constituiu família. Nonato não frequentou conservatórios musicais e nem teve em sua juventude professores que o elevassem, através de regras, disciplina e conhecimento à categoria de músico. Tornou-se grande em sua área graças à sua própria boa vontade, esforço e aos exercícios de imitação dos ídolos Dilermando Reis e Sebastião Tapajós, cujas músicas sempre tirou de ouvido.

Já possuía a experiência de um mestre quando precisou, aos 45 anos, estudar música para tornar-se formalmente professor, tendo como instrutor Oscar Santos, o mestre Oscar, um revolucionário da educação musical no Amapá.

Nonato Leal tem participação importante na história dos festivais de música do Estado, que lhe renderam três primeiras colocações. Compôs em parceria com os poetas Alcy Araújo e Isnard Lima. Em 1998, conseguiu gravar seu primeiro disco, Lamento Beduíno, um CD com 15 faixas, cuja música principal é inspirada nas caravanas que atravessam o deserto do Saara. A mesma foi tocada em todo Brasil através do Projeto Sonora Brasil, do Sesc.

Em 2013 realizou o Conserto Sesc Partituras e toda sua obra musical ficou registrada no acervo nacional biblioteca digital Sesc Partituras. Atualmente, Nonato Leal ainda reside em Macapá, cidade que adotou como sua e na qual, representa um dos maiores perpetuadores da música de violão genuína e autoral.nataldutra

Nathal Dutra

Natalino Dutra Viana, cantor, compositor e intérprete da Música Popular Brasileira, e conhecido no meio artístico como Nathal Villar. Em 1988, fez o primeiro show no Teatro do Centur, em Belém-PA, dentro do projeto “Clima de Som”, da Associação dos Compositores, Letristas, Intépretes e Músicos do Pará.

Em 1995, migrou para Macapá. Tocando nos principais bares e restaurantes da cidade, fixou residência e deu continuidade na carreira musical. No ano de 2004 foi indicado para o prêmio revelação do ano do Amapá Music, onde foram referenciados os destaques da Música do Amapá.

Em 2004 lançou seu primeiro CD com o Título “Seguindo o Sol”. A Música “História De Cantador” de Nathal Villar nesse CD teve participação de Nilson Chaves. Em 2007 lançou “Fantasia” o 2º CD da carreira com 10 músicas, sendo todas as músicas de autoria do cantor.

Agora em 2015 vai gravar o 3º CD da carreira, com o título, além da linha do equador com 12 músicas, para ser lançado em setembro deste ano.
Projeto1
Exposição: música, literatura e artes visuais são as novidades inseridas no Projeto Botequim.

No mês de setembro o artista plástico Dekko, realizará durante o Projeto a exposição ‘Pintura Dinâmica’ que apresenta um trabalho de pintura acrílica em painel, que será produzido em tempo real, exclusivo para o público do Botequim. As obras confeccionadas ficarão em exposição até o dia 29 de setembro.

Nesta terça exclusivamente o artista fará um trabalho com fogo.

Projeto Botequim

O Projeto Botequim acontece todas as terças-feiras, às 19h, apresentando um repertório variado da música amapaense. Neste novo formato, o Botequim vai oportunizar aos artistas a divulgação do trabalho autoral, para que eles ganhem notoriedade e credibilidade pela excelência da música amapaense.

Serviço:

Sesc Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (ramal 235)/99134-0130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *