Orquestra diz correr risco de despejo em prédio cedido pelo governo do AP

orquestra1

Por Abinoan Santiago

Um abaixo-assinado criado pela ONG Associação Educacional e Cultural Essência (AECE) pretende chamar atenção do governo do Amapá para manter a entidade no prédio onde a ONG oferece gratuitamente aulas com orquestra, coral e centro de informática à comunidade carente do bairro Santa Inês, na Zona Sul de Macapá. De acordo com o presidente da AECE, Elias Sampaio, a associação foi obrigada a sair do espaço por “motivação política” e impedidos de entrar no prédio, de propriedade do estado. O governo nega e diz que cedeu outro imóvel para a ONG.

A Secretaria de Juventude queria o nosso projeto consolidado e uni-lo à política pública da gestão, mas com a mudança do nome da associação e tirando a identidade da AECE para o chamado ‘Jovem Qualificado’, o que a gente não aceitou. Sofremos retaliações depois disso, com prazo de cinco dias para retirar nossos pertences“, contou Elias Sampaio, acrescentando a possibilidade de firmar parcerias entre o projeto e o governo, mas “sem mudança na identidade” da associação.orquestra11

A Associação Educacional e Cultural Essência ganhou repercussão em nível nacional e internacional com prêmios a projetos que oferecem serviços a comunidades carentes. Uma das iniciativas da ONG, a orquestra Essência, chegou a ser tema de reportagem especial no Fantástico. Além de aulas de música, a proposta oferece cursos de canto e informática. São 350 atendimento semanais, segundo Sampaio.

O governo do Amapá negou o despejo do projeto social nesta quinta-feira (4), mas confirmou que pediu para a associação se retirar do prédio para um outro, no bairro Nova Esperança, na Zona Oeste de Macapá. A medida teria sido tomada para ceder o espaço usado pela associação para comportar os atendimentos médicos do posto de saúde da região, previsto para entrar em reforma.

A prefeitura pediu espaçoorquestra111s no prédio do governo para iniciar uma reforma na UBS [Unidade Básica de Saúde] que fica ao lado, e como a disponibilidade dos atendimentos de saúde é um serviço essencial, nós tivemos que cedê-los para população não ser afetada”, disse Telma Miranda, secretária adjunta da Secretaria de Governo (Segov).

A AECE reclama não ter participado da escolha do novo espaço e frisa que mesmo com a saída do prédio, a orquestra pretende continuar. “Nem que a projeto funcione dentro da minha casa, o projeto não vai parar. Teremos dificuldades, mas queremos vencê-las”, disse Sampaio.

O governo do Amapá informou que vai solicitar uma nova reunião com os membros da AECE para que a saída da ONG acontece de maneira amigável, sem necessidade de ações judiciais. A proposta também é ceder apoio logístico para mudança dos pertences da associação.orquestra

Fonte: G1 Amapá

Meu comentário: este blog divulga e apóia toda manifestação cultural no Amapá. Sempre foi assim e sempre será. Ao abordar o assunto, não quero que seja dada nenhuma conotação política para o tema aqui tratado e sim sobre cultura.

Sempre divulguei a Associação Educacional e Cultural Essência (Aece) por gostar de música e pela importDSC01712ância da instituição. Não tenho bandeira política, sou somente um profissional de comunicação (alguns não entendem o que é não ter cor partidária, acham que é algum tipo de inimigo).

Pois bem, em 2012, Aece lançou Orquestra Quilombola do Curiaú, for1389014700930 (1)mada por crianças afrodescendentes. Foi a 1ª orquestra quilombola inaugurada no Brasil.

Em 2013, a Associação recebeu o Prêmio Anu Dourado 2013, idealizado pela Central Única das Favelas (Cufa). A premiação ajuda a identificar ações que colaboram diretamente com a melhoria de vida dos moradores de uma comunidade, que busca a concretização de uma sociedade mais justa e mais saudável.marcelo

Em 2014, a Aece promoveu oficinas de música em pontes, baixadas e passarelas da periferia de Macapá. No mesmo ano, o renomado jornalista Marcelo Canelas passou alguns dias em Macapá. O repórter da TV Globo produziu, com a ajuda de colegas da TV Amapá, uma reportagem sobre o projeto Sistema de Bandas e Orquestras do Amapá, realizado pela Aece.68428_580846101991703_178750387_n

Enfim, o projeto cultural e social da Aece ajuda na inclusão social de crianças, adolescentes e jovens por meio da Música. Já escrevi muitos posts sobre o Sistema de Bandas, entrevistei seus idealizadores e fiquei feliz pelo sucesso da Associação. Por tudo isso, assinei o manifesto e torço para que a Aece continue a trabalhar e transformar a vida de muitos jovens. É isso!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *