Pesquisadora do AP lança livro sobre relação jurídica e cultural do Curiaú

Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá
Uma pesquisa sobre o convívio das pessoas e dos espaços de Macapá com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú foi publicada e transformada em livro. A obra “APA do Rio Curiaú e a cidade de Macapá: relações sociais, jurídicas e ambientais” será lançada e disponibilizada para o público nesta quarta-feira (5). A noite de autógrafos será com a autora da obra, a pesquisadora Eliane Cantuária, que fez o estudo para a dissertação de mestrado em direito ambiental e políticas públicas em 2011.

De acordo com a Eliane, a proposta é que o livro ajude a sociedade a conhecer mais sobre o lugar em que vive. “Nesse estudo busco mostrar a importância da preservação da APA para a cidade. Penso que a gente só defende o que conhece. Então, o conhecimento da influência social, ambiental, cultural, econômica e especialmente jurídica é necessário para que a gente possa lutar para proteger esta terra”, explicou.

A escritora aborda no livro questões territoriais administradas pelo poder público e pelos moradores desde a criação da APA. Ela também fala do respeito com as comunidades quilombolas e ribeirinhas que integram a área, também cita a influência das mudanças na cidade urbana sobre o cotidiano das comunidades dessa região, seja ambientais e de moradia.

A APA do Rio Curiaú, localizada a 8 quilômetros ao Norte de Macapá, abrange vários núcleos populacionais, como as comunidades quilombolas Curiaú e Curralinho, além de comunidades ribeirinhas de difícil acesso. A área foi protegida para a preservação dos recursos naturais e ambientais da região.

“Além de eu ser moradora da Zona Norte [de Macapá] e ter descendência negra, me encanta aquela paisagem ainda inexplorada. Descobri que dentro da Universidade Federal do Amapá há muitas pesquisas sobre a biologia e a antropologia da região, mas não tinha nenhum estudo jurídico da APA”, comentou a autora.

Eliane Cantuária tem 43 anos, é amapaense, formada em publicidade, jornalismo e direito, e mestre em direito ambiental e políticas públicas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O livro “APA do Rio Curiaú e a cidade de Macapá: relações sociais, jurídicas e ambientais” foi publicado em 2014 pela editora da Unifap. A obra será lançada em uma noite de autógrafos com a autora nesta quarta-feira (5), às 21h, durante a programação do VI Seminário de Direito Ambiental e Políticas Publicas do Amapá, no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A obra será vendida ao preço de R$ 10 e será disponibilizada em livrarias de Macapá e na sede da editora, localizada na Unifap.


  • Boa Tarde, desculpe o incomodo novamente.
    Já enviei um email, solicitando o contato da Escritora Eliane Cantuária.
    Não sei se você possui, mais estou desesperadamente tentando contato com ela. Pois como já informei em email passado, sou professora e advogada na Faculdade Estácio Seama, e estamos programando um congresso Jurídico, e gostaríamos de contar com ela, pois a pesquisa desenvolvida pela mesma será o tema do evento.
    Ficaria muito agradecida se você pudesse fazer essa linha de contato.
    Meu Nome é Tatianny Pinheiro Aguiar e meu telefone de contato é 99199-6700
    Desde já Grata!
    Att,

    Tatianny P. Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *