Políticos e estudantes de Mazagão participam de ações do TRE/AP

imagem 024

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio de sua Escola Judicial Eleitoral (EJE), promoveu na quinta e sexta-feira (18 e 19) no plenário do Fórum de Mazagão, uma capacitação para políticos e pretensos candidatos ao pleito eleitoral de 2016. No curso “Política e Cidadania: responsabilidade de todos”, os participantes têm a oportunidade de conhecer questões como a criação de partidos políticos; atuação partidária; registro de candidatura; propaganda eleitoral; crimes eleitorais, e outros mais.

O vereador de Mazagão, Dico Silveira, considera a oportunidade ser de extrema importância para sua formação e atuação como homem público. O membro da câmara municipal parabeniza o TRE do Amapá pela iniciativa, e destaca o curso como uma ocasião favorável de aprimoramento político às ações que pretende desenvolver em seu município.

No evento, as palavras do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Carlos Tork, foram no sentido de chamar à responsabilidade, o ônus que o processo democrático exige, e esclareceu: “Política é bom; democracia, também, e custa caro. Não é possível evoluirmos no processo democrático sem a participação do cidadão, do eleitor e do político, de forma responsável”.

imagem 02412

Ele destacou, ainda, o essencial papel do político. Contudo, que é obrigatória a fiscalização de todos, do eleitor e do controle social para que não haja excessos, e o direito seja exercido dentro da sua plenitude, sem abusos, a fim de não desequilibrar o pleito eleitoral.

A outra parte da ação EJE/TRE-AP, denominada “Caravana da Cidadania na Escola”, aconteceu na Escola Estadual Dom Pedro I. Com perguntas e respostas ligadas a temas eleitorais, os técnicos da Escola Judicial Eleitoral interagiram com os alunos. Na ocasião, os estudantes participaram de uma palestra sobre o papel do eleitor e o poder de escolha pelo voto. O contato com a urna eletrônica foi inevitável para conhecerem o equipamento.

Essa ação faz parte do programa Eleitor do Futuro, que propõe formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing, com o apoio da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *