Prof. Msc. Sidney lança livro ‘Amapá: experiências fronteiriças’


Ao longo de várias décadas, as terras do atual estado do Amapá foram disputadas por franceses e portugueses. Depois da independência do Brasil, a questão permaneceu sem solução. No final do século XIX, com a descoberta de ouro na região, esta histórica disputa foi intensificada. Por fim, a decisão de um tribunal internacional, sediado na Suíça, em 1900, deu ganho de causa ao Brasil. Estas e outras experiências são apresentadas no livro Amapá: experiências fronteiriças, do professor, mestre em História, Sidney da Silva Lobato, da Editora Estudos Amazônicos.

Dividida em sete capítulos, a obra vai tratar sobre a história amapaense desde antes do descobrimento do Brasil até as manifestações populares em favor da criação de um governo próprio para o Amapá, no início do século XX. O enfoque recai sobre os sujeitos históricos que voluntariamente ou não foram envolvidos nas disputas territoriais na região da foz do rio Amazonas. Os textos são acompanhados de fotografias, mapas e pinturas para favorecer a imaginação histórica, possibilitando que o leitor construa na sua mente uma imagem do passado.

“O leitor poderá, através da leitura destas páginas, conhecer e debater aspectos fundamentais da política de conquista e colonização do Brasil. Poderá também compreender como africanos escravizados e povos indígenas viviam e resistiam à exploração imposta pelos colonizadores europeus”, explica o historiador. “Todos os capítulos proporcionam discussões bastante atualizadas de seus respectivos temas. A numerosa e culturalmente diversificada presença dos indígenas na Amazônia, a atuação de governantes e religiosos, os construtores da Fortaleza de São José, os fundadores da Nova Mazagão e as rixas pelo ouro amapaense são alguns dos muitos assuntos que poderão ser debatidos dentro e fora da sala de aula, a partir da leitura deste livro”, completa.

A obra integra uma coleção de livros paradidáticos lançada pela Editora Estudos Amazônicos, que visa oferecer a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental um material que aborde a história da Amazônia e do Brasil. “Podemos perceber facilmente que os livros didáticos que chegam às escolas dos estados da região Norte não trazem muitas informações sobre o passado desta mesma região. Ter um livro como este à mão pode ajudar a minimizar este problema”, ressalta Sidney Lobato.

O AUTOR

Sidney da Silva Lobato é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando em História Social na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e desenvolve pesquisas sobre o processo de urbanização e as políticas de colonização que ocorreram na Amazônia a partir da segunda metade do século XX.

Serviço: Amapá: experiências fronteiriças, do Prof. Msc. Sidney da Silva Lobato, está à venda na Editora Estudos Amazônicos, localizada na Av. Senador Lemos, 135 – Umarizal. Informações: (91) 3212-7308.

TEXTO: Renata Fernandes – Assessoria de Comunicação da Editora Estudos Amazônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *