Promotoria de Calçoene intensificou fiscalização para garantir eleições limpas no município – Por @gilvana_ap

A Promotoria de Justiça da Comarca de Calçoene com reforço do Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Amapá (NIMP) e apoio das Polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil (PC), intensificou a fiscalização, neste final de semana, para coibir a prática de crimes eleitorais na eleição suplementar para escolha do prefeito e vice-prefeito do município. Desde as primeiras horas do domingo (12), as equipes foram às ruas fiscalizar denúncias de possíveis irregularidades por parte de correligionários dos quatro candidatos ao cargo majoritário.

Abordagem aos estabelecimentos comerciais para cumprimento da “Lei Seca”, bem como aos veículos foram realizadas durante a madrugada e no decorrer do horário de votação para apurar denúncias e coibir a compra de votos.

Pela manhã, a promotora de Justiça Christie Girão, titular da Promotoria de Calçoene, acompanhou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), desembargador Manoel Brito, e a juíza Délia Ramos, da 3ª Zona, e suas respectivas equipes de servidores, em visita a todas as Seções Eleitorais que funcionaram nas escolas públicas para verificação do correto funcionamento do sistema de votação e orientando sobre o processo eleitoral.

As denúncias feitas ao MP-AP eram encaminhadas para as equipes distribuídas em vários pontos da cidade para apuração imediata, durante a madrugada e em todo o horário de votação. Foram apreendidas cestas básicas, uma quantia de quase $700 reais em notas pequenas e dois veículos abordados tiveram seus condutores apresentados ao delegado da Polícia Civil para apuração de suposto crime eleitoral de transporte de eleitores.

O promotor de Justiça Saullo Andrade, com apoio da Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil, fez a abordagem de um dos veículos, um micro-ônibus, que fazia transporte de passageiros no Distrito de Lourenço.

Durante os trabalhos de fiscalização, a Polícia Federal e PRF fizeram uma apreensão de drogas na barreira montada no trevo de acesso à sede do município de Calçoene, na BR 156.

“Iniciamos nossa fiscalização mais ostensiva a partir da noite de quarta-feira (8), fazendo as abordagens de pessoas e veículos. Com a chegada das outras equipes do NIMP e PRF esse trabalho foi intensificado na véspera e no dia da eleição. Acredito que por essa atuação conjunta do MP-AP e NIMP com as polícias: PF, PRF, PC e PM-AP, conseguimos coibir os abusos e garantir uma certa tranquilidade no decorrer da votação”, manifestou Christie Girão.

Gilvana Santos – Jornalista
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *