Sebrae firma parceria com a Fundação Jari

Por Denyse Quintas

Em favor do desenvolvimento sustentável, o Sebrae firma parceria com a Fundação Jarí, onde juntos, assumem o compromisso de apoiar as ações que incentivam e fortalecem o empreendedorismo na região do Vale do Jarí, estimulando a competitividade e sustentabilidade dos grupos socioeconômicos locais, por meio do Projeto Incubadora de Econegócios.
De acordo com pesquisas da Fundação Jari, o Vale do Jari, no sul do estado, é uma região rica em essências madeiráveis, resinas, oleaginosas, fibrosas e medicinais. A área conta ainda, com a presença de importantes Unidades de Conservação que integram o corredor da biodiversidade, como a Reserva do Rio Iratapuru, Reserva Extrativista Rio Cajari e Estação Ecológica Jari.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, pesquisas apontam uma população estimada em mais de 100 mil pessoas, onde muitos sobrevivem do agroextrativismo e que mesmo com iniciativas focadas na cooperação e associativismo são fragilizadas, devido o difícil acesso à tecnologia, aos processos produtivos e ferramentas de gestão, há uma forma desleal de concorrência no mercado.
Para fomentar o associativismo e cooperativismo como ferramenta de inovação e diferenciação de mercado, o Termo apoia atividades na Associação Comunitária de Nova Arumanduba ( Acana); Associação da Comunidade Cafezal e região do Rio Paru (Asmacaru); Associação das Mulheres Artesãs do Vale do Jarí (Amarte); Cooperativa de Produtores de Madeira e Produtos Agroflorestais (Coopmar); Cooperativa de Artefatos Naturais do Rio das Castanhas (Coopnharim); Cooperativa Agulhas Versáteis; e microempreendimentos individuais com foco em econegócios.
O Termo de Cooperação foi assinado pelo diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga e pelo coordenador de Operações Sociais da Fundação Jari, Jorge Rafael, na última sexta-feira, 6 de junho, às 19h, no Escritório Regional do Sebrae em Laranjal do Jari.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*