Secretaria da Juventude detalha metas para 2011

Alex Nazaré, titular da Sejuv.
A Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) passa por uma reestruturação na sua área de atuação. De acordo com o titular do órgão, Alex Nazaré, a Sejuv fará parcerias com outras secretarias e órgãos do Estado, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a juventude e formular diretrizes que desenvolvam ações positivas para o setor.

De acordo com Alex Nazaré, entre as metas da Sejuv para 2011, está o recadastramento do Programa Amapá Jovem. A ação será executada com a ajuda da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), que fará o levantamento da renda das famílias dos cadastrados. Segundo o secretário, o número de beneficiários do programa está excedido.

“Temos como acolher, no Programa Amapá Jovem, cerca de 2.000 jovens, mas atualmente 2.600 pessoas recebem o benefício, inclusive cidadãos que não são carentes. Vamos levantar os dados, fazer uma triagem e corrigir essas irregularidades. Atenderemos pessoas que realmente preencham os pré-requisitos para acessar o benefício”, explicou o secretário.

Programa Amapá Jovem

O Programa Amapá Jovem visa: incentivar os jovens, com ações de transferência de renda, para o fortalecimento do processo educacional; ações sócioeducativas (esportivas e culturais); incentivo ao empreendedorismo e inserção inicial no mercado de trabalho (Primeiro Emprego). O programa tem ainda ações como estágio remunerado; estágio curricular; qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra.

Parcerias

Conforme o titular da Sejuv, outra prioridade é a capacitação para os estudantes, que será formulada em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), além do incentivo a linhas de crédito para a juventude amapaense.

“A proposta é incentivar o jovem ao empreendedorismo, inclusive a abrir o próprio negócio. É dessa forma, em conjunto, que trabalhamos”, exemplificou o secretário.

Alex Nazaré disse ainda que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá estruturar os laboratórios de informática nas escolas da Rede Pública. “Contamos com a colaboração da Seed, para que os laboratórios de informática sejam aparelhados, para atender os estudantes em suas necessidades letivas”, afirmou Alex Nazaré.

Comunicação

Para Alex Nazaré, é essencial que a Sejuv tenha uma boa comunicação. Neste setor, parcerias serão firmadas com a Rádio Difusora de Macapá (RDM), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e o Centro de Gestão de Tecnologia do Amapá (Prodap).

“Vamos atuar com solidez na comunicação da Sejuv, pretendemos criar um programa de rádio dentro da programação da RDM, onde debateremos sobre nossas políticas para a juventude com a população do interior, atendendo assim a demanda da juventude de todo Estado”, pontuou o secretário.

“A Secom nos dará suporte quando precisarmos de folders, produção de vídeos ou qualquer outro aparelhamento midiático e em divulgação de eventos, sem abrir um processo licitatório. Na Internet, reformularemos o Portal da Sejuv na, com auxílio do Prodap. Usaremos também o Twitter, estas ferramentas serão nossos principais veículos de informação, já que a juventude se identifica e interage por meio das Redes Sociais virtuais”, finaliza Alex Nazaré.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *