Seminário discutirá melancolia e os sofrimentos da contemporaneidade

Em Macapá, seminário discutirá sobre Melancolia na Contemporaneidade. O evento será promovido pelo Centro de Referência do Movimento Social (Ceremos) no dia 03 de junho, no Auditório da Faculdade Fama, na Rodovia Duca Serra, das 8h às 18h e tem como público alvo médicos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, sociólogos, acadêmicos de saúde e demais profissionais da saúde.

A palestrante convidada é Ana Cecília Magtaz, psicóloga, psicanalista, doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora do curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo.

De acordo com a coordenadora do seminário, a psicóloga Suzana Lima, na atualidade, um número cada vez mais elevado de pacientes qualifica o seu estado d’alma como melancólico, dizendo-se tristes, desanimados, frustrados, enlutados, anoréticos, apáticos, desiludidos, entediados, impotentes, angustiados, etc.

“A pessoa tende a cair em melancolia por não conseguir esquecer a sua dor, cai em depressão, que somada a outros fatores transforma-se em luto eterno. A pessoa tem dificuldades de criar novas memórias porque não consegue esquecer o que lhe faz sofrer, ou sofre por algo que não consegue explicar. Mas tem um detalhe: nem todo caso de tristeza é depressão. Esse termo se tornou refúgio de quem não consegue definir o que sente, por isso tem de ser avaliado para se chegar a um diagnóstico e assim conseguir ser ajudado e essa observação parte de todo profissional da área da saúde”.

Entre os tópicos a serem abordados no seminário estão: A anorexia histérica de Charles Lasègue; Freud e Abraham: distúrbios da oralidade na melancolia e na histeria; Anorexia melancólica e Anorexia histérica em Freud; Luto e melancolia; A contribuição de Abraham; Reflexões sobre o caso Ellen West, de Ludwig Binswanger; Considerações sobre a tristeza. À tarde acontece o seminário clínico, com apresentações de casos clínicos que sustentam as teses: Abra a boca e feche os olhos; Obesidade e canibalismo psíquico; Bingomania e O buraco é mais embaixo.

Mais informações e inscrições pelos telefones: 99139-1256//99148-8525//98140-5646//98140-7783 e 99204-9645.

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *