Serviço do Banco de Leite é debatido entre profissionais da saúde

Por Elmano Pantoja, da assessoria de comunicação da Sesa

O serviço de coleta e fornecimento de leite humano foi discutido nesta segunda-feira, 30, entre técnicos da rede estadual de saúde. A ideia foi avaliar e identificar necessidades de mudanças, afim de otimizar o trabalho.

Atualmente, além do Banco de Leite, a rede é composta por dois postos de coletas, um localizado no Hospital São Camilo, e outro no Hospital Estadual de Santana. A metodologia do trabalho desenvolvida nos postos também é foco do evento.

Para a coordenadora do Banco de Leite, Darcyneide Dias, fazer a avaliação do serviço é essencial para buscar melhorias. “Atualizar condutas, verificar rotinas e ver no que podemos melhorar para evitar perdas e manter um atendimento de qualidade é um dos nossos objetivos”, comentou.

A coordenadora disse ainda que é meta para este ano aumentar a quantidade de doações através da captação de novas mães que estão no período de amamentação e, com isso, evitar que o banco de leite trabalhe no limite de estoque. “Nosso trabalho sempre é recompensado quando uma mãe toma a atitude de ser doadora”, finalizou.

Quem pode doar

Para se tornar uma doadora, a mulher em fase de amamentação deve produzir um volume de leite acima da necessidade de seu bebê, além de ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação.

Interessadas devem procurar Banco de Leite, que funciona no prédio do Hospital da Mulher Mãe Luzia, localizado na Jovino Dinoá, esquina com a Av. FAB. O atendimento é 24 horas. Mais informações pelo número 3225-8732.

Quem não tem leite, pode doar vidros

Todos podem ajudar o Banco de Leite Humano do HMML com a doação de recipientes de vidro com tampa plástica. Pode ser de café solúvel ou maionese, que servirão para armazenar o leite humano doado. Os interessados devem levar os recipientes ao BLH ou ligar informando um endereço da doação que equipe irá buscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *