Sesc Amapá abre inscrições para oficina de Dramaturgia Leituras em Cena

Por Petrônio Valente – Técnico em Comunicação – Sesc/AP

O Sesc Amapá está com inscrições abertas até o dia 08 de abril para oficina dramaturgia e leitura em cena.  São 30 vagas oferecida, tendo como público alvo: atores, encenadores e estudantes da área. A oficina será realizada nos dias 9, 10 e 11 de abril, das 18h às 22h, no Teatro Porão (Sesc Araxá).

A dramaturgia e leitura em cena foca o desenvolvimento de novos talentos, utilizando de inúmeras dramaturgias e escolas.  A proposta é encenar leituras interpretativas para depois discutir.

O Departamento Nacional envia “oficineiros” para todas as regionais do Sesc, que realizam uma oficina de três dias com discussões sobre as tendências da dramaturgia (comédia, tragédia, tragicomédia, etc.) de clássicos ou não, oferecendo oportunidade aos novos artistas e visando construir uma leitura interpretativa, para aperfeiçoar o trabalho e as técnicas de como a dramaturgia pode ser interpretada.

A proposta da oficina e seminário é formar grupo de trabalho, com estudo e apropriação de texto para a leitura dramatizada. O grupo será dividido em dois, formando subgrupos. 

A oficina utiliza a metodologia do “Teatro do Oprimido”, que é o primeiro método teatral, mais utilizado no mundo, elaborada pelo brasileiro Augusto Boal. O Teatro do Oprimido é um método lúdico e pedagógico, bastante eficaz na comunicação e na busca de alternativas concretas para a superação de problemas reais, através de meios estéticos. A metodologia de trabalho é baseada na interação com as comunidades, resultando na busca de soluções efetivas de transformação social e de superação. O método cria condições para que o oprimido se aproprie dos meios de produção teatral e amplie suas possibilidades de expressão.

A proposta do Centro de Teatro do Oprimido para o Sesc é usar jogos e técnicas para estimular o debate sobre o tema dos textos dramatúrgicos e do contexto histórico e social dos anos 50, comparado aos dias de hoje.

As oficinas serão ministradas por dois oficineiros cariocas – flavio Sanctum e Manoel Conceição.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (96) 3241-4440 ramal 257 ou por e-mail ([email protected]).

Serviço:
Inscrições para oficina de Dramaturgia Leituras em Cena
Sesc Araxá
Informações: 3241-4440 ramal 257

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *