SESC realiza segunda etapa do Sonora Brasil



Nesse mês inicia a segunda etapa da 14ª edição do Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais do SESC. O projeto temático tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o histórico da música no Brasil.


Nesse ano as apresentações estarão baseadas no tema Sotaques do Fole, que apresentará o acordeão em suas variantes regionais, ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), dia 24/07, a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), dia 11/08, e o acordão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS), dia 16/06. Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto também trará o duo de acordeões Ferragutti/Kramer (SP/RS), dia 01/08, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e outras formas ligadas à vertente acadêmica.

Para dar início à programação do Sonora Brasil biênio 2011/2012, o SESC Amapá estará recebendo no dia 16/06 em Macapá e 17/06 no Município de Amapá, a apresentação musical sul-mato-grossense, Dino Rocha e Grupo, que retrata a música tradicional da região Centro-oeste do Brasil.

Fole Sul-mato-grossense:

Conhecido como o “Rei da Chaminé”, Dino Rocha desenvolveu sua carreira apresentando o repertório tradicional local, sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas.  Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, Dino apresenta com seu acordeão de 120 baixos, a tradição musical do Mato Grosso do Sul em repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios, na passagem dos séculos XIX e XX, até os dias de hoje, incluindo composições próprias.

Histórico:

Criado em 1998 pelo Serviço Social do Comércio (SESC), o Sonora Brasil é voltado para a difusão e circulação de grupos musicais ligados com as tradições culturais de sua região. Nesta edição, ao todo, são 430 concertos em 117 municípios brasileiros. 

Longe do perfil mercadológico e midiático, os grupos fazem apresentações acústicas, sem o uso de microfones, onde também explicam para a plateia detalhes sobre o trabalho que desenvolvem.

Ascom/Sesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *