Show 88 anos de Nonato Leal e convidados na Casa de Chorinho

noleal

Em homenagem aos 88 anos do violonista Nonato Leal, hoje (14), às 22h,  na Casa de Chorinho, acontecerá um show do talentoso instrumentista. O evento contará com a participação de vários artistas locais como Patrícia Bastos, Lula Jerônimo, Mestre Lino, Brenda Melo, Taronga.

Nonato Leal

Raimundo Nonato Leal é músico desde os 10 anos de idade, vocação. Nasceu em Vigia, uma cidade do interior do Pará, em 1927. Tocou violino durante alguns anos, depois seguiu para o banjo. Posteriormente, vieram o cavaquinho, o bandolim, a viola, e nesta sequência de cordas chegou o violão, instrumento que o acompanha até aqui, aos 88 anos de idade – 70 deles dedicados à música.

Sua primeira participação especial em um grupo musical veio com o conjunto “Soberanos do Ritmo”, através do qual viajou pela região amazônica fazendo shows e passou a morar no Rio de Janeiro, onde tocou para um público grande, múltiplo e miscigenado.

Chegou a Macapá no dia 2 de março de 1952 onde se casou e constituiu família. Nonato não frequentou conservatórios musicais e nem teve em sua juventude professores que o elevassem, através de regras, disciplina e conhecimento à categoria de músico. Tornou-se grande em sua área graças à sua própria boa vontade, esforço e aos exercícios de imitação dos ídolos Dilermando Reis e Sebastião Tapajós, cujas músicas sempre tirou de ouvido.

Já possuía a experiência de um mestre quando precisou, aos 45 anos, estudar música para tornar-se formalmente professor, tendo como instrutor Oscar Santos, o mestre Oscar, um revolucionário da educação musical no Amapá.

Nonato Leal tem participação importante na história dos festivais de música do Estado, que lhe renderam três primeiras colocações. Compôs em parceria com os poetas Alcy Araújo e Isnard Lima. Em 1998, conseguiu gravar seu primeiro disco, Lamento Beduíno, um CD com 15 faixas, cuja música principal é inspirada nas caravanas que atravessam o deserto do Saara. A mesma foi tocada em todo Brasil através do Projeto Sonora Brasil, do Sesc.

Em 2013 realizou o Conserto Sesc Partituras e toda sua obra musical ficou registrada no acervo nacional biblioteca digital Sesc Partituras. Atualmente, Nonato Leal ainda reside em Macapá, cidade que adotou como sua e na qual, representa um dos maiores perpetuadores da música de violão genuína e autoral.

A Casa do Chorinho

A Casa do Chorinho é propriedade do músico “Ceará da Cuíca”, como é popularmente chamado em Macapá. O local, fundado em 2008, incentiva a cultura musical da cidade e já tem fama pela qualidade de suas promoções e público fiel, amantes do chorinho e samba de raiz.

Serviço:

Show 88 anos de Nonato Leal e convidados
Local: Casa do chorinho, localizado na Avenida Piauí, nº 971, no bairro Pacoval, zona Norte de Macapá.
Hora: 22h.
Data: 14/11/2015.
Mesas custarão R$ 50,00 e podem ser adquiridas pelo telefone: 981354877

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *