TJAP e Junta Comercial assinam Termo de Cooperação

tjap1

O Tribunal de Justiça do Estado (TJAP) e a Junta Comercial do Amapá (JUCAP) celebraram convênio com o objetivo de estabelecer cooperação mútua para facilitar e agilizar o processo de nomeação ad hoc de tradutores públicos e intérpretes comerciais, até que a Junta Comercial realize concurso público para a efetivação da matrícula desses profissionais.

O foco principal da cooperação é garantir, com a nomeação ad hoc, que os tradutores e intérpretes comerciais atuem no interesse de processos judiciais em tramitação no Estado e nas situações extrajudiciais dos cartórios de registro público do Amapá.

O presidente da JUCAP, Gilberto Laurindo, ressaltou que a assinatura do termo de cooperação é uma medida importante, posto que vai ao encontro do marco legal. “Até então, estávamos agindo aleatoriamente, apesar do órgão deter, legalmente, a organização do processo de tradução público-juramentada. Com esse convênio, o Judiciário garante à Junta Comercial do Amapá organizar esse serviço, sobretudo, para dar segurança jurídica aos atos praticados por esses tradutores e intérpretes”, afirmou.

A representante da corregedoria permanente dos cartórios extrajudiciais, juíza Liége Gomes, responsável pela 1ª Vara Cível de Macapá, reforçou a importância do ato, por tratar-se da regularização das atividades dos referidos profissionais, pois a aproximação do Amapá com as Guianas traz crescente número de demandas para tradução nos cartórios extrajudiciais. jucap 2

“A JUCAP é o órgão único que detém a competência para habilitar esses profissionais para o exercício dessas atividades. Por isso a importância desse ato, que, inclusive, vai contemplar todas as comarcas do Estado”, disse a magistrada.

Assinaram o documento a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, o presidente da Junta Comercial do Amapá, Gilberto Laurindo, e a juíza Liége Gomes, que teve a iniciativa de entabular o convênio.

Texto: Edson Carvalho
Foto: Daniel Alves
Assessoria de Comunicação do TJAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *