Unifap: aprovado o Mestrado Profissional Interdisciplinar em Estudos de Cultura e Política

Foi publicada no último dia 7 de junho, os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Cursos Novos (APCN) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) teve aprovada a proposta de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Estudos de Cultura e Política. O programa de mestrado foi construído a partir da experiência de pesquisa e formação realizada no Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCult), ofertado desde 2017.

“Um mestrado extremamente agregador. Agora poderemos discutir cultura e política a partir de nós, a partir de nossa realidade amazônida, amapaense e unifapeana. Poderemos também traduzir todo nosso conhecimento empírico e teórico na construção de produtos que irão contribuir socialmente. Esse mestrado significa que estamos nos empoderando de nós mesmos”, afirma a vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués.

Para o idealizador e coordenador da proposta de mestrado aprovada, Prof. Dr. Antonio Sardinha, a aprovação do Mestrado se traduz em um esforço coletivo marcado pela construção de redes de pesquisa e cooperação no Brasil e no exterior.

“A proposta de mestrado aprovada consolida um projeto iniciado bem antes, na verdade, há quase dez anos na Unifap, com formação na área de gênero e direitos humanos, que depois culmina na construção do PCULT (Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas), do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/UNIFAP) e do Observatório da Democracia e Direitos Humanos”, explica o Prof. Dr. Antonio Sardinha.

Na recomendação da Capes pela aprovação do curso, está a referência de que a proposta é importante para Região Norte, sendo o primeiro programa da área interdisciplinar no Estado do Amapá.

Sobre o Programa de Mestrado

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Estudos Interdisciplinares em Cultura na Amazônia
Modalidade: Mestrado Profissional

Descrição: O programa dedica-se ao estudo das práticas e processos socioculturais no contexto da região Amazônica, em sua interação com os contextos locais e globais; especialmente a dimensão simbólica que permeia a constituição de práticas e processos inerentes a fenômenos sociais característicos da região.

A proposta é observar a constituição e interfaces entre processos sociais que envolvem a produção, circulação e reconhecimento de sentidos, conhecimentos e saberes na perspectiva de produzir tecnologias sociais e inovação a partir da compreensão da ação sociopolítica e cultural de sujeitos, grupos organizados e instituições políticas.

LINHAS DE PESQUISA: 

Práticas, produtos e processos culturais

Compreende a investigação de fenômenos sociais perpassados pelos processos de constituição de sentidos na ação político-cultural de sujeitos, grupos e movimentos sociais, no âmbito da sociedade civil, a partir da apropriação, planejamento, formulação e/ou produção de dispositivos e artefatos tecnológicos e comunicacionais, da arte e da literatura nas suas mais diversas linguagens, gêneros e formatos em um contexto de produção, circulação e reconhecimento de sentidos, de saberes e conhecimentos tradicionais, pedagógicos, científicos e inovação tecnológica.

Cultura política, deliberação pública e organizações sociais 

Compreende a investigação de processos sociais permeados pela ação político-cultural de sujeitos, grupos e movimentos sociais na produção/afirmação das identidades e na busca por reconhecimento e direitos, com ênfase na investigação, planejamento de metodologias e/ou projetos de intervenção relacionados a processos de produção da diferença como dinamizadores da organização política e deliberação pública em esferas públicas, instituições políticas e demais espaços sociais comunitários e tradicionais.


Aguardar no site institucional da Unifap novas informações sobre o curso.

Texto: Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Edição: Assessoria Especial da Reitoria (Assesp/Unifap).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *