70 anos de Caetano Veloso


O cantor, compositor músico, produtor, arranjador, escritor e poeta brasileiro Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, em Santo Amaro da Purificação (BA), no dia 7 de agosto de 1942) completa hoje (7), 70 anos de idade. 

Ele é um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60 e em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos disponíveis e canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella de Pedro Almodovar e Frida de Julie Taymor. 

Ao longo de sua carreira, também se converteu numa das personalidades mais polêmicas e com maior força de opinião nacional. É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley e Lennon/McCartney.
O meu amigo, também músico, Adriano Joacy sintetizou muito bem o que Caetano Veloso representa: 

Caminhando contra o tempo, sem lenço e sem documento..” Caetano faz 70 anos e mais de 40 em atividade. E a gente continua querendo saber o que ele anda fazendo, o que ele ta compondo, o que ele ta dizendo, e o que ele ta pensando. É uma verdadeira referência da cultura brasileira. Uma voz afinadíssima, ótimo compositor, ótimo interprete, ou seja, um artista completo. Hoje o Brasil agradece Caetano por ter popularizado nós mesmos para nós mesmos. Parabéns!”, avaliou Adriano Joacy

Meu comentário: muitos que conheço não gostam (até aí tudo bem) de Caetano. Ainda a os que não reconhecem a sua importância, destes eu discordo, pois sua trajetória derruba qualquer argumento negativo sobre sua história e seu valor para a música. Enfim, longa vida a Caetano Veloso. 

Elton Tavares

Fonte: Wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *