Moedas e Curiosidades – “O Voto Feminino” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outro interessante item da minha coleção é este maravilhoso set de três moedas americanas, feita de cupro-níquel – 26,5 mm e com valor facial de 1 Dólar, no anverso temos a face da Susan Brownell Anthony, uma proeminente líder feminista do séc. 19 que lutou pelos Direitos Civis das Mulheres Americanas, e no reverso temos a insígnia oficial da Missão Apolo 11, a primeira a pousar na Lua em 20/07/1969.

No ano de 1785 foi criado o Dollar, uma nova moeda para circular nos EUA para substituir as moedas espanholas de 8 Reales. Os primeiros Dólares marcaram um momento histórico quando as Colônias se uniram para formar os EUA, estabelecendo-o como sua nova moeda padrão.

Em 1979 é lançada à série Susan do Dólar, foi a primeira moeda americana de circulação a estampar a imagem de uma mulher, no entanto foi uma das séries mais curtas na história do Dólar, o modelo Susan não conseguiu popularidade e a partir de 1981 passou a ser produzido exclusivamente para colecionadores.

Susan B. Anthony foi a maior defensora dos direitos das mulheres numa época em que elas eram consideradas cidadãs de terceira classe. Ela se engajou na luta feminista em 1851 com o intuito de corrigir vários erros da sociedade vitoriana dos Estados Unidos da América.

Em 1866 Susan B. Anthony e Elizabeth Cady Stanton fundaram a Associação Americana para a Igualdade de Direitos, uma organização dedicada ao objetivo de conquistar o direito ao voto para todos, independentemente do sexo ou raça.

Em 1872, Susan foi detida por votar ilegalmente. Ela foi condenada a pagar U$100 pelo seu crime em vez de ser submetida a prisão, porém Susan não aceitou a pena abrandada, se recusou a realizar o pagamento e pediu para que fosse presa, porque era assim que a lei determinava. O pedido foi negado e ela não foi forçada pela justiça a realizar o pagamento. O caso foi amplamente noticiado, o que chamou a atenção para a causa do direito feminino ao voto.

Em 1917 as mulheres de Nova Iorque conquistaram o direito ao voto, e em 26/08/1920 todas as mulheres americanas ganharam pleno direito de voto.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *