Artesã amapaense que produz arte marabaixeira participa de 15ª Salão de Artesanato, em Brasília

Lu Mota, artesã amapaense que produz arte marabaixeira, participará, no período de 04 a 08 de maio de 2022, no Pátio Brasil, em Brasília (DF), do 15ª Salão de Artesanato.

O Brasil é um país rico em produção cultural, seja ela artística ou artesanal, e cada região tem características marcantes. Reunir artesãos de todo o país, realizando uma exposição anual propicia ao público visitante conhecer um pouco dessa riqueza e valorizar o trabalho desenvolvido por artesãos dos quatro cantos deste imenso país. São produtos que trazem consigo um pouco da história, das matérias primas e dos recursos naturais de cada município, cidade e estado participante.

São pequenos empreendedores, que trabalham na informalidade, buscando caminhos para serem reconhecidos como profissionais, se qualificarem, empreender, sair da informalidade e passar sua profissão para outros com dignidade e orgulho. Grande parte desta produção vem de técnicas que passam de geração para geração, às vezes por vocação e reconhecimento e às vezes por falta de oportunidade em outras áreas no mercado de trabalho. O evento tem acesso gratuito para todos os visitantes e é um dos principais do país, sendo realizado em duas importantes capitais (Brasília e São Paulo), dando visibilidade e acesso à rica produção artesanal brasileira.

Artesã Lu Mota – Foto: arquivo pessoal

Sobre a artesã amapaense que representará o Estado no Evento

Lu Mota é uma mulher empreendedora que atua no setor cultural. A artista encontrou no artesanato um caminho profissional, por conta de seu talento. A artesã empreende-se em grupos organizados e em carreira solo.

No início da carreira, Lu mota vendia as peças de artesãos parceiros. A artista buscou conhecimento, fez cursos, profissionalizou-se e é atualmente uma das maiores produtoras de arte marabaxeira, que consiste em peças de biojóias, artefatos em souvenir e crochê.

Um pouco da arte de Lu Mota

Lu Mota é apaixonada pela cultura amapaense e carregará consigo a memória e Cultura do nosso lugar no mundo para o Salão de Artesanato na capital federal. A artista levará também peças em biojóias e ecojóias das artesãs Mapige Gemaque e Zizi Artes das mãos. É a arte amapaense bem representada. Sucesso à artesã tucuju!

Elton Tavares, com informações da artista, artesã e produtora cultural, Mapige Gemaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *