Artista amapaense cria baralho de tarô com ilustrações autorais psicodélicas

Cartas de tarô fazem parte do ‘Universo Intensanti’ (Foto: Igum D’jorge/Arquivo Pessoal)

Por Carlos Alberto Jr

Os traços psicodélicos do amapaense Igum D’jorge, que ilustraram as páginas das publicações “Dito Pelo Não Dito” e “Dito Pelo Dito” podem se transformar num baralho de tarô com 78 cartas. O artista trabalha em um projeto para que a ideia se torne real. A previsão é de que o baralho seja lançado em 2019.

Chamado “Tarot Insensati”, o tarô faz parte do “Universo Intensanti”, que compõe as duas obras anteriormente publicadas por Igum e os roteiristas Pedro Hutsch Balboni e pelo Rodrigo Ortiz Vinhol, em Macapá.

Artista Igum D’jorge ilustrou obra com desenhos psicodélicos (Foto: Igum D’jorge/Arquivo Pessoal)

O artista contou que existem algumas cartas ilustradas por ele e que o público e amigos pediram que ele ilustrasse um baralho inteiro.

“Ao todo produzi 24 cartas desde que começamos com o projeto. Muitos já estavam juntando essas cartas e pediam para que eu lançasse o baralho completo. Decidimos montar o projeto e estou esperançoso em ter um baralho inteiro feito por mim”, contou.

Igum D’jorge (Foto: Valdelicer Silva/Arquivo Pessoal)

Além de concluir um ciclo, Igum conta que ficou mais próximo desse universo místico enquanto produzia as ilustrações. Para ele, o tarô lembra a arte sequencial dos quadrinhos.

“Ele é um alfabeto de símbolos semióticos e arquétipos que são encontrados em todo tipo de produção artística. De acordo com a ordem das cartas, ela pode ser sequencial, como os quadrinhos”, contou.

Essa seria a terceira produção do Universo Intensanti que teve início com o Dito pelo não Dito, lançado em 2017. O enredo conta a história da protagonista Joana em uma fantasia urbana, cruzando a cidade e esbarrando com seres e situações estranhas para conseguir fazer seu namorado despertar de um coma mágico.

Artista quer criar 78 cartas com ilustrações autorais (Foto: Igum D’jorge/Arquivo Pessoal)

Neste ano foi lançado o Não Dito Pelo Dito que, na verdade, é um final alternativo da história anterior. Dentro desta narrativa, o tarô tem influência direta com as histórias.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *