Clube de Cinema comemora 7 anos de atividades

Em 2017, o Clube de Cinema, cineclube do Festival Imagem-Movimento, completa sete anos de atividade, reafirmando-se como a experiência cineclubista mais duradoura do Estado do Amapá. Para celebrar a ocasião e integrando a programação de reabertura do Espaço Caos – arte e cultura em novo endereço, no próximo domingo dia 2 de julho, a partir das 19h acontece uma sessão comemorativa com exibição do filme “#Resistência”.

“#Resistência” é dirigido e narrado por Eliza Capai, que frequentou as ocupações da Alesp, Minc-RJ, Funarte-SP, a Marcha das Vadias RJ e a Parada LGBTT de São Paulo, entre os meses de abril e agosto de 2016. #Resistência segue estes movimentos de ocupação e os gritos nas ruas durante os meses que culminaram com o impeachment de Dilma Rousseff e em seu vice, Michel Temer, tomando posse como presidente do Brasil. De dentro, acompanhamos o desenrolar deste importante momento histórico, ao mesmo tempo em que se discute questões como feminismo, educação, cultura, mídia e política.

O ÍNICIO

Considerando que cineclubes são iniciativas voltadas para a democratização do acesso ao cinema como bem cultural, o Festival Imagem-Movimento realizou sua primeira sessão cineclubista em maio de 2010 como uma extensão das atividades já promovidas pelo FIM desde sua primeira edição em 2004.

Desde então, o Clube de Cinema já ocupou os auditórios do Museu da Imagem e do Som (MIS), e da Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Atualmente as sessões acontecem mensalmente no Espaço Caos – arte e cultura, iniciativa independente que agrega diversos segmentos culturais.

Ao longo desses sete anos, exibimos mais de 255 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, sempre com sessões gratuitas. Firmamos parcerias importantes com iniciativas que promovem a criação e fortalecimento de redes de exibição por todo o Brasil, priorizando a circulação do cinema alternativo e independente produzido aqui e em outros países.

É simbólico então que na sessão comemorativa de 7 anos do Clube de Cinema, seja exibida uma produção dirigida por uma mulher e com o título de Resistência. Como convidados para o bate papo após o filme, participarão Rubens Costa, estudante de Arquitetura e Urbanismo na UNIFAP e um dos ocupantes da Escola de Arquitetura e Design da UFMG em 2016; Anália Ramos, ocupante do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, estudante de Jornalismo na UNIFAP; Camila Sales, professora do curso de Ciências Sociais da UNIFAP, graduada em Ciências Sociais e em Direito, Mestre em Ciência Política pela Unicamp e Doutora, também em Ciência Política, pela UFSCar ; Juliana Rocha, graduanda em Ciências Sociais na UNIFAP, ocupante do Departamento de Letras e Artes (DEPLA/UNIFAP) e do Bloco C (bloco de Sociologia e Ciências sócias/UNIFAP).

SERVIÇO:

Aniversário do Clube de Cinema: 7 anos
Data: 02 de julho de 2017
Horário: 19h
Local: Espaço Caos – arte e cultura
Novo endereço: Rua Leopoldo Machado, nº 4004. Esquina com Av. Goitacazes. Bairro Beirol
Entrada franca.

Fonte: FIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *