Com apoio da Secult/AP: Festival da Gurijuba é realizado no município de Amapá nos dias 22 e 23 de julho

A Prefeitura do município de Amapá e Colônia de Pescadores, realizará, nesta sexta-feira (22) e sábado (23), na Praça Cabralzinho, na orla da cidade o 33ª edição do Festival da Gurijuba. O tradicional evento que faz parte do calendário cultural do município, referência ao peixe tradicional da região. A iniciativa contará com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult/AP), que fornecerá estrutura de palco, som, iluminação, tendas e cachê artístico para as atrações musicais

O evento contará com comércio gastronômico, oferecendo diversas iguarias da gurijuba, além de atrações musicais, e a escolha da Rainha da Gurijuba.

Será a retomada das festividades para divulgar a gastronomia da gurijuba, assim como fortalecer, derivados do peixe vindo da costa do Amapá, a gurijuba. Ao longo dessa tradição foram muitos pratos derivados como caldeirada, bolinho, salada, dentre outros que de certa forma atrai o turismo gastronômico incentivando a comercialização da gurijuba.

De acordo com o titular da Secult, Cléverson Baía, a Secretaria não mede esforços para promover arte e cultura nas mais diversas cidades do Amapá.

“Temos trabalhado para proporcionar a impulsão da cadeia produtiva cultural em todas as cidades do Estado. Além de possibilitar entretenimento e lazer com qualidade para a população em todos os municípios. Além da parte cultural, a economia local será fortalecida” concluiu o secretário.

Sobre a Secult

À Secult cabe identificar, preservar e valorizar os bens culturais, promovendo a qualificação e a inovação da produção cultural do Estado do Amapá, fomentando as diversas etapas da cadeia produtiva da cultura, democratizando e popularizando o acesso à cultura. Cultura é desenvolvimento: humano, social e econômico, que deve colaborar com o desenvolvimento do Amapá, auxiliando direta e indiretamente o governador na formulação da política cultural do Estado, planejando, normatizando, coordenando, executando e avaliando-a.

Compreende, ainda, o amparo à cultura, a defesa do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, artístico e documental, incentivando e estimulando a pesquisa em artes e cultura; apoiar a criação, a expansão e o fortalecimento das estruturas da sociedade civil voltadas para a produção artística, analisando e julgando projetos culturais, deliberando sobre tombamento de bens móveis e imóveis de reconhecido valor histórico, artístico e cultural para o Estado do Amapá.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *