Combate ao Aedes: atividades são intensificadas em bairros com alto índice de infestação

As atividades de combate ao Aedes aegypti são diárias. Com a divulgação do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, as atividades de rotina coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começaram a ser intensificadas nos bairros Brasil Novo, Zerão e Central, apontados como alto risco de infestação do mosquito.

Para a atividade, 150 agentes de endemias fazem inspeção, orientação, eliminação e tratamento de criadouros, bem como a notificação de doenças endêmicas transmitidas pelo Aedes. No Zerão, a atividade conta com o apoio do Exército Brasileiro. Até o dia 27 de janeiro, os agentes visitarão 37.445 imóveis nesses três bairros. A partir da próxima semana, Amazonas e Morada das Palmeiras, também classificados como alto risco, terão atividades de rotina intensificadas.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, um dos maiores problemas, além do descarte indevido de lixo, é o armazenamento inadequado de água. “No Brasil Novo, por exemplo, esse é o nosso maior problema. Por se tratar de um bairro que não tem abastecimento regular de água, a população acaba armazenando o produto em tonéis e baldes destampados. Encontramos também muitas fossas sépticas sem a vedação correta”.

Para o dia 1º de fevereiro, a Prefeitura de Macapá tem previsto o dia D de combate ao Aedes, coordenado pela Semsa, e que contará com a participação das secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur), de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) e das Subprefeituras (Secsub), além da Guarda Municipal e demais parceiros. A ação reforçará o combate nos bairros apontados como alto risco e terá recolhimento de entulho, notificação de terrenos abandonados, educação em saúde e tratamento focal.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *