Comunicado – Semsa

h1n1

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu nesta terça-feira, 19, o resultado do exame do médico Adel Ernesto Toledo, falecido no último dia 5 de abril no Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (HCAL), em Macapá. A sorologia do paciente e de sua esposa deu positiva para o vírus H1N1, conforme o Instituto Evandro Chagas, responsável pela realização do exame. Ainda não é possível confirmar o local em que ele adquiriu a doença, tendo em vista que o médico havia chegado recentemente de Cuba, onde havia passado férias.

Desde que foram notificados os primeiros casos suspeitos de H1N1, a Semsa vem adotando todas as medidas preventivas preconizadas pelo órgão federal, uma delas foi a antecipação da campanha de vacinação, que estava prevista para iniciar dia 30 de abril e acabou ocorrendo no dia 8 de abril. Com a confirmação do óbito, a secretaria reiterou o pedido junto ao Ministério da Saúde (MS) para que uma nova remessa da vacina contra o vírus seja enviada para o município, tendo em vista que a quantidade recebida, de 86.260 doses, não foi o suficiente para o público-alvo preconizado pelo MS, já que o calculo realizado é baseado com dados do último censo do IBGE (2010).

A Secretaria de Saúde de Macapá tranquiliza a população de que não há um surto da doença, mas que medidas preventivas individuais podem ser adotadas pela população, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos.

Asscom Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *