Cônsul do Japão visita dependências da CDSA e conhece potencialidade portuária do Amapá

Na sexta-feira, 3, o prefeito de Santana, Bala Rocha, acompanhado pelo presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Edival Tork, pelo secretário Estadual de Relações Internacionais Lucas Abraão e pelo deputado estadual Paulo Nogueira, receberam a visita do Cônsul do Japão Morita Satoshi. Estiveram visitando as dependências da CDSA e conhecendo a potencialidade portuária de Santana e consequentemente, do Amapá.

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura das atividades desenvolvidas pela CDSA e alguns aspectos importantes sobre o estado, como a localização geográfica do Amapá para mercados internacionais, característica que pode ajudar no processo de consolidação em diversos setores e produtos de importação e exportação assim como a rapidez e agilidade no embarque/desembarque, foram algumas características observadas e muito bem avaliadas pelo cônsul.

“É importante divulgar e estreitar as relações com países que podemos ter algum tipo de negócio no setor portuário. Sabemos da potencialidade do nosso porto e da estrutura da CDSA, temos perspectivas de melhorias para os próximos anos e certamente somos uma boa opção no processo de importação/exportação. Sem dúvidas que a visita do cônsul japonês é muito positiva”, disse o prefeito Bala Rocha.

Ao longo dos anos, as atividades da CDSA tem crescido bastante. Somente no ano de 2022, a movimentação recorde foi registrada nas exportações de soja e milho. Os dados mostram que saíram pelo porto de Santana 217 toneladas de soja e 210,6 mil toneladas de milho. Um crescimento 154% em relação ao ano anterior. O presidente da Companhia, Edival Tork, considerou importante a presença de Morita Satoshi.

“Estamos recebendo o cônsul japonês com perspectivas de novos negócios, tanto na área de cavaco quanto na de minério. E tenho certeza, que teremos ótimas notícias que irão possibilitar o desenvolvimento do nosso município e consequentemente de todo o Amapá”, assegurou.

O deputado Paulo Nogueira (PT), acredita que a visita do cônsul japonês é o início de relações que podem resultar na melhoria da economia amapaense em diversos setores.

“Esse encontro gera a possibilidade de desenvolvimento da economia do Amapá. É o começo de tratativas para grandes negócios e geração de emprego para Santana e o Amapá. Esse é o foco, trabalharmos juntos para o bem de todos”, disse Nogueira.

Lucas Abrahão, agradeceu ao convite para acompanhar a visita e acredita que a gestão da CDSA e da prefeitura de Santana está no caminho certo.

“Quero agradecer ao prefeito Bala Rocha, ao presidente das Docas e ao deputado Paulo Nogueira, muito obrigado pelo convite e tenho certeza que Santana em breve terá muitas novidades positivas no seu aspecto econômico”, finalizou.

Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *