‘Dentistas do Bem’ selecionam jovens pacientes para tratamento gratuito no AP

Por Jéssica Alves

Crianças e jovens em Macapá participaram de uma triagem nesta sexta-feira (28) para seleção de novos pacientes do projeto Dentista do Bem, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Turma do Bem, voltado para pessoas de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos. A ação foi feita em alusão ao Dia Mundial do Sorriso, celebrado nesta sexta, no Ministério Público do Araxá, na Zona Sul da cidade.

A estudante Ana Carolina Lobato, de 13 anos, foi submetida à triagem. Ela foi acompanhada pela mãe, Luísa Santos, de 42 anos, que elogiou a ação e disse tratar-se de uma grande oportunidade para tratar os dentes da filha, já que a família não tem condições financeiras para pagar consultas particulares.

“Moramos apenas eu e minha filha em casa, e, como trabalho no mercado informal, não consigo iniciar o tratamento nos dentes dela, que precisa colocar aparelho. Foi ela mesma quem me falou dessa triagem, porque viu a informação na internet. Então me senti na obrigação de trazê-la, porque o descuido da saúde da boca não é bom para ninguém”, disse.

Depois de ter sido atendida, a menina agora vai aguardar o resultado das triagens que acontecem em todo o país e poderá fazer atendimentos clínicos de restauração, remoção de cáries e, posteriormente, tratamento de ortodontia.

Inicialmente, não foi definido o total de jovens que serão contemplados, mas a organização estima cerca de 100. A seleção deverá ocorrer em maio. A iniciativa é formada por profissionais que realizam o trabalho voluntário no estado

Cerca de 400 candidatos participaram da triagem e foram submetidos a um exame visual não invasivo para verificar a condição odontológica de cada um. O tratamento será feito nos consultórios dos dentistas voluntários e consiste na realização de diversos procedimentos, como radiografia, ortodontia, próteses e implantes. A assistência será dada até o aluno completar 18 anos.

Segundo a coordenadora do programa no Amapá, a dentista Daiz Nunes, a finalidade da ação é identificar crianças e adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal.

“Vamos selecionar as crianças para ver quem tem graves problemas bucais e fazem parte de uma classe econômica que não tenha acesso ao serviço particular. Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. A triagem ocorre no Dia do Sorriso como forma de refletir que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, comentou a coordenadora.

É a quinta vez que a organização realiza a atividade social de recuperação da saúde bucal de adolescentes carentes. A ação foi realizada de forma simultânea em mais de 300 municípios do Brasil, e 10 países da América Latina e Portugal.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *