Deputado presta homenagem a escritores amapaenses e volta a defender criação de editora estadual e apoio ao Memorial Amapá

poetas

O deputado estadual Pedro DaLua (PSC) prestou homenagem aos escritores amapaenses no Dia do Poeta, celebrado em 20 de outubro. Ele aproveitou a data para relembrar as proposições que apresentou em favor da literatura amapaense, destacando o trabalho pioneiro de saudosos e jovens escritores.

Dentre as proposições está o projeto de lei que cria a Editora Estadual, uma forma de possibilitar a publicação de obras locais, especialmente as de cunho técnico e literário.

Pedro da Lua também defendeu que a Biblioteca Pública Elcy Lacerda volte a ser administrada pela Secretaria de Estado da Educação, de onde era originalmente ligada. Vinculada atualmente a Secretaria de Cultura, a biblioteca não tem recebido investimentos nos últimos cinco anos e seu acervo enquanto defasado e alguns serviços e espaços, como o acervo para leitores com deficiência visual, encontram-se desativados.

O parlamentar destacou também a necessidade de abertura de novos espaços para divulgação da memória amapaense. Ele apresentou há um ano um requerimento ao governador Waldez Góes para que disponibilize espaço para exposição do acervo que vem sendo reunido pelo Instituto Memorial do Amapá. “O instituto faz um trabalho cativante e conseguiu reunir fotos, jornais históricos e obras raras, que merecem ser vistas por muitos amapaenses”, discursou.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *