Diversidade sexual é tema de capacitação de agentes públicos do município de Macapá

Profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e do Trabalho, Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal, além de acadêmicos da Unifap e artistas, reuniram-se nesta sexta-feira, 27, no auditório do Ministério Público Estadual, para participar da capacitação sobre diversidade sexual. A formação, promovida pela Prefeitura de Macapá, buscou resgatar a cidadania da população transexual e travesti; e fazer alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro.

Foram abordados assuntos como noções de gênero, orientação sexual, respeito de gênero e política de afirmação para população transexual e travesti. Para o diretor de Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ivon Cardoso, ações como esta valorizam a diversidade e capacitam os profissionais. “A forma de se relacionar com pessoas de sexualidades diversas pode valorizar na qualidade de vida delas. O serviço é aprimorado, porque se torna um atendimento mais humanizado”.

Na palestra “Por uma Macapá acolhedora e inclusiva em diversidade sexual na Educação”, a professora doutora da Unifap, Francisca de Paula de Oliveira, destacou que os profissionais passam por formações continuadas para ampliar horizontes e aperfeiçoar o trabalho com os jovens nas escolas. “É preciso dar a esses alunos condições sobre si mesmo e orientá-los quanto aos seus direitos e deveres para que sejam protagonistas da sua história”, enfatizou a palestrante.

“Não é necessário aceitar a condição sexual do outro, mas temos que respeitar, pois todos nós somos pessoas e devemos ser respeitadas, independente da opção que escolhemos para nossas vidas”, declarou a travesti Suzany The Blue.

Na capacitação foi discutido o Decreto 0134/2016, assinado pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís, que trata sobre o uso do nome social no atendimento de travestis e transexuais nos órgãos de administração pública municipal direta e indireta, independente do registro civil, que visa garantir o direito à identidade de gênero.

Lilian Monteiro/Asscom Semast
Contatos: 99909-7556 / 98141-1697

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *