Governador Camilo Capiberibe recebe poetas do Amapá em almoço na Residência Oficial


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Camargo Capiberibe, recebeu nesta sexta-feira, 16, na Residência Oficial, dezenas de poetas, escritores e representantes do segmento literário do Estado. O objetivo do encontro foi celebrar o Dia Nacional da Poesia, comemorado em todo o país na última quarta-feira, 14.

Pela manhã, na Escola de Administração Pública (EAP), o governador participou da abertura do II Seminário “Construindo o Programa de Literatura do Amapá”. Na ocasião, Camilo Capiberibe se comprometeu em dar apoio integral ao segmento literário do Estado.

Conforme a diretora da EAP, Izabel Cambraia, além de celebrar a data, o almoço de cortesia objetivou estreitar os laços entre a classe literária e o governo.

O poeta Paulo de Tarso ressaltou que o envolvimento do governo, por meio do Seminário, demonstra compromisso do governador em apoiar as publicações de livros e a promoção da literatura do Amapá.

“O governador sabe da importância da leitura para a cidadania. Eu, como escritor, poeta e militante da cultura, estou muito feliz e apoiando essa iniciativa”, ponderou Paulo de Tarso.

De acordo com a jornalista e poetisa Alcinéa Cavalcante, tanto o Seminário quanto o almoço em comemoração ao Dia Nacional da Poesia mostram o comprometimento do governo do Estado com a literatura amapaense.


“No Seminário, traçaremos uma política pública positiva para a literatura amapaense. Não basta lançar um livro se ele não chegar às escolas da rede pública ou se a população não tiver acesso à obra. Estamos confiantes de que as propostas formuladas sairão do papel, pois me parece que este governo está interessado em promover a cultura, em todas as seus segmentos, e isso faz com que tenhamos esperança no avanço da literatura amapaense”, acredita Alcinéa Cavalcante.

Conforme o governador, a literatura é fundamental para a identidade cultural de qualquer povo. Camilo Capiberibe também reafirmou o seu compromisso em apoiar a cultura do Amapá, em todas as suas vertentes.

“Precisamos levar a poesia para dentro das nossas escolas e incentivar a leitura, pois desejamos construir uma política pública de modo a democratizar a literatura e chamar a atenção para esse setor fundamental à nossa cultura. É uma satisfação receber e ouvir a opinião dos poetas, escritores e representantes do segmento literário do Amapá”, avaliou o governador.

Também prestigiaram o almoço o senador João Alberto Capiberibe, a deputada federal Janete Capiberibe, a diretora da EAP, Izabel Cambraia, os secretários de Estado da Cultura, Zé Miguel, e da Educação, Adalberto Ribeiro, além de membros da imprensa.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *