Grupo de pesquisadores amapaenses realiza mapeamento de açaizeiros nativos em florestas na costa do Amapá

O Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável, responsável pela pesquisa de mapeamento dos açaizais, conta com pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal do Amapá (IFAP).

Estudos preliminares já indicam a existência de grande produção de açaí numa área de 9,7 mil hectares entre os municípios de Laranjal do Jari e Calçoene, na costa amapaense, até o momento é possível determinar que somente 5% dos açaizais no Amapá são explorados.

O estudo até agora possui atividades já realizadas no município de Mazagão e em comunidades do Beira Amazonas e do arquipélago do Bailique, e visa principalmente desmistificar qual o percentual de açaizeiros realmente explorados no Amapá.

A ideia é que sejam feitos monitoramento através de sensores remotos, como drones ou até mesmo imagens de satélites, mas o apoio dos moradores das comunidades tradicionais também é necessário. No entanto, um dos principais desafios do estudo é a dificuldade logística na Amazônia.

A relação do Açaí e o Amapá

O açaí é um fruto popular na mesa dos lares amazônicos, não somente pelo sabor, mas também na área de cosmética e estética, devido ao seu grande poder antioxidante que previne o envelhecimento precoce, além da ação protetora sobre a pele. Para além disto, a importância do açaí é especialmente para a cultura Amapaense.

O Amapá é o maior estado que consome o açaí no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações constam na mais recente pesquisa sobre a aquisição de alimentos e bebidas nos domicílios pelo país, que fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares.

O estudo é coordenado pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e tem apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Unidades Territoriais de Extensão e Pesquisas (Utex) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *