Hoje é o Dia dos Avós! (um registro sobre a data e também sobre saudades)

Hoje (26) é o Dia dos Avós. No Brasil a data é comemorada em 26 de julho em razão da celebração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Hoje em dia, só tenho minha avó materna viva, a dona Cacilda. Meus avôs e minha muito amada avó Peró (paterna), já foram passear com as estrelas e viraram saudade.

Sobre a vó Cacilda, que é um ser humano cativante, faço minhas as palavras da minha mãe, filha dela: “Cacilda não precisou ter ciência, bastou que tivesse muita coragem e determinação para a nossa criação e educação. Com alma generosa, se empenhou em favor de sua família, sempre pronta para perdoar e reconciliar. Esforçando-se para não desanimar e consolar”. É exatamente isso, vovó Cacilda sempre foi uma senhora amável, batalhadora e bondosa. Aliás, minha avó materna está adoentada e eu na torcida pelo restabelecimento de sua saúde.

Eu e vó Cacilda

Ah, tenho mais afinidade com minha família paterna, por diversos motivos que não cabem em um texto e que também não estou com vontade de explicar. O que não significa que no meu clã materno não tenham pessoas importantes e amadas por mim. Mas é com os Penha Tavares que me identifico, de fato. Portanto, minha referência mais forte de amor de avó é a  Perolina Penha Tavares, a “Peró”, a  mãe do meu pai. E, de certa forma, foi uma mãe pra mim também. Ela fez a passagem em março de 2021 e sinto sua falta todos os dias.

A Peró foi uma senhora sábia e caprichosa. Teve um trabalho hercúleo, que parecia pesado demais, mas ela é forte e alcançou o objetivo: fez dos Penha Tavares uma família unida, amorosa e forte. Uma mulher incrível de quem tenho a honra de descender. Além do eterno amor, gratidão e saudades.

Eu e Peró

Em outro texto, escrevi: “no filme “Amor Além da Vida”, Albert Lewis (personagem interpretado pelo ator Cuba Gooding Jr.) disse: “O inferno verdadeiro é a vida que deu errado”. Vovó é o avesso e disso temos orgulho, pois a dela deu muito certo! Perolina é exemplo de pessoa bem sucedida, mulher extraordinária, uma pessoa sensacional, sábia, ponderada, discreta e bem humorada. Sempre teve muita força em toda sua delicada forma de existir”. Foi exatamente assim.

Minha mãe e minha sobrinha, sua neta

As avós merecem reconhecimento, consideração e respeito. Elas são fundamentais com todos os conselhos, ralhos, presentes, puxões de orelha, comidas, preocupações, remédios caseiros, enfim, amor. Rendo homenagens também à minha mais que maravilhosa mãe, Maria Lúcia, avó amorosa da nossa princesa Maitê. Parabenizo ainda as minhas amigas que são avós em nome da Alcinéa Cavalcante, vovó da pequena Alice.

De volta à Peró, ela foi, é e sempre será a melhor avó de todo o universo!

Minha Peró

Por tudo isso, se você tem uma ou duas avós, valorize-as. Feliz Dia dos Avós!

“Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez” – Trecho do poema Filtro Solar, de autor desconhecido.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *