Luta pela igualdade de gênero: juíza amapaense, que atua no Judiciário paraense, palestra sobre mulheres nos espaços de poder

Na última sexta-feira, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, a juíza do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Tainá Monteiro Colares da Costa, que é amapaense, palestrou na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pará (OAB/PA), no município de Rondon, onde a magistrada atua. Na oportunidade, ela discorreu sobre a luta pela igualdade de gênero e a importância de mulheres ocuparem espaços de poder.

Na ocasião, a magistrada fez uma abordagem sobre os desafios das mulheres e contextualizou a história das desigualdades de gêneros, com enfoque para a pouca representatividade nos espaços de poder, e os principais desafios que devem ser transpostos, fundamentais para a mudança de paradigmas.

A juíza agradeceu o convite e a oportunidade de conversar sobre o tema com outras profissionais operadoras do Direito no município do Sul do Pará. Tainá reforçou que isso abrilhanta sua trajetória profissional.

Durante a palestra, Tainá da Costa enfatizou que a mulher possui condições iguais aos homens para ocupar posições de destaque na sociedade brasileira, seja no Poder Judiciário, ou em qualquer área de atuação profissional. A magistrada também explicou que as mulheres são capazes de influenciar e transformar sociedade. Ela fundamentou sua explanação com dados do judiciário e fatos históricos.

A juíza pontuou que o debate é essencial para promover a reflexão e para que a sociedade entenda que as mulheres podem sim desempenhar qualquer função, com a mesma eficiência que os homens. A palestrante destacou que, apesar da luta pela igualdade de gênero ter iniciado no século XVIII, o preconceito ainda existe. E que a luta pela equidade é contínua.

“Quando saiu a lista de aprovados do concurso para a magistratura do TJPA, quando ingressei na função, lembro que havia uma proporção quase igualitária entre homens e mulheres. Era de se esperar, as provas são pautadas em critérios objetivos. Contudo, esse cenário não se repete quando olhamos para a cúpula da Administração Judiciária, onde a possibilidade de transformação e influência é mais ampla. Os dados estatísticos mostram, inclusive, que homens progridem na carreira em maior quantidade e mais rápido do que as mulheres”, detalhou Tainá da Costa.

“A verdade é que a desigualdade que nos aflige ao assumirmos um cargo de visibilidade pública, perpassa por vários fatores, como a progressão é limitada pelas mesmas práticas e comportamentos enraizados, até mesmo inconscientes, que restringem a autonomia e liberdade das mulheres na sociedade”, reforçou a juíza.

O material usado na palestra pode ser acessado aqui: https://gamma.app/public/Bate-papo-sobre-a-importancia-da-mulher-nos-espacos-do-Poder-Judi-vqmydmppbbotos1

Mais sobre a juíza Tainá da Costa

Com 35 anos de idade, destes oito de magistratura, Tainá da Costa é amapaense nascida em Macapá, filha do professor, poeta e escritor Carlos Nilson Costa e da servidora pública Regina Costa. Também filha de coração do secretário-geral do Tribunal de Justiça Estadual do Amapá (TJAP), Veridiano Colares. Ela é formada em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP/AP).

Tainá foi estagiária e servidora do TJAP, onde ingressou para o quadro do Judiciário amapaense aos 21 anos, aprovada nos cargos de cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário do Poder Judiciário , em 2009. Aos 27 anos, passou no concurso público para juíza de Direito do TJPA e foi trabalhar no município de Itaituba (PA).

“Já passei por tantos lugares, angariei tanta coisa, aprendi e desaprendi outras. Aqui eu ganhei muitas cicatrizes e conheci outros bálsamos, mas amo a mulher que sou a partir dessa história, com todas as minhas tatuagens de dor e alegra”, relatou a jovem e competente juíza amapaense.

Fica aí o exemplo não somente de uma magistrada que luta pela igualdade de gênero na sociedade, mas de uma jovem juíza amapaense, que influencia positivamente outras mulheres e nos dá orgulho por ocupar um espaço de poder em outro estado com competência e seriedade. Seu compromisso com a justiça e sua dedicação à causa das mulheres são verdadeiras fontes de inspiração, e sua trajetória é um lembrete poderoso de que o talento e a determinação não têm fronteiras. Que ela  continue a fazer a diferença no mundo.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *