Macapaluz: Prefeitura de Macapá inicia serviços de manutenção da iluminação pública

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, assinou nesta quinta-feira, 11, a ordem de serviço para dar início à manutenção da iluminação pública na capital. Na ocasião, foi lançado o programa Macapaluz, que consiste em recuperar os pontos de luz que estão apagados. Atualmente, quase 60% do parque de iluminação da cidade apresenta defeito.

O Município assumiu a iluminação pública depois da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP), no dia 10 de março de 2017, que transferiu o serviço da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) à prefeitura. O engenheiro da empresa NeoLuz, Lucas Mateus, disse que a estimativa é recuperar 90 pontos de luz por dia.

Os trabalhos iniciarão pela orla da capital e, paralelo a isso, 6 equipes trabalharão nos demais bairros da cidade. Nos próximos seis meses, o Município, por meio do Macapaluz, pretende recuperar todos os pontos que estão desligados. Entre os trabalhos, será feito o georreferenciamento de cada ponto de luz colocado, assim a prefeitura terá o controle do parque que possui.

Clécio Luís destacou que o Macapaluz é um programa municipal de iluminação pública, onde o Poder Executivo assume definitivamente. “‘Lutamos’ há três anos para que a iluminação fosse repassada à prefeitura, e só conseguimos por meio de TAC, que foi assinado no Ministério Público para que a CEA passasse a responsabilidade da iluminação pública para o Município, com aproximadamente 32 mil pontos de luz, onde mais de 60% está apagado, e nós teremos que repor essas luzes”.

Nesse primeiro momento foi feito um contrato emergencial para repor essas luzes que estão apagadas. Em paralelo a isso, a prefeitura fará licitação para ter uma solução definitiva. “Após a licitação, iremos mudar o padrão da iluminação. Isso significa que serão substituídas as lâmpadas amarelas, progressivamente, por luzes de LED, que tem um baixo consumo e alta eficiência. Passaremos a ter iluminação cênica nos monumentos, praças, e iluminação temática, como, por exemplo, o Novembro Azul, Maio Amarelo, entre outros”, finalizou o prefeito.

A solenidade contou com a presença de secretários, coordenadores e diretores municipais, além do suplente do senador Davi Alcolumbre, Josiel Alcolumbre.

Adryany Magalhães
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores e Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *