Moedas e Curiosidades parte II – “Notegeld da Amazônia” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Nessas minhas andanças pelo estado do Pará (minha terra natal), me deparei com essas curiosas notas de dinheiro chamadas de “MOSQUEIO” do Instituto Banco Tupinambá, e que só poderiam ser usadas na praia da Baia do sol em Mosqueiro. Achei muito interessante e bonitas essas cédulas, e isso atiçou a minha curiosidade, daí surgiram as perguntas: O que são? Qual sua origem? Como são utilizadas? Como são feitas?

As moedas de necessidade foi uma peculiar saída encontrada para a falta de dinheiro que existiu principalmente nos países germânicos na Europa central (Alemanha e Áustria), durante e logo após a 1ª Guerra Mundial, ficando na sua abrangência conhecida pelo nome alemão NOTEGELD (Nota Dinheiro) ou dinheiro de emergência.

Com a falta de recursos minerais, muitos países começaram a retirar moedas de circulação para serem utilizados na indústria bélica. A escassez de moedas tinha de ser compensada.

A emissão de moeda e papel-moeda com valores menores era a resposta, porém o grande problema era a dificuldade de centralizar a emissão, especialmente pelo volume de moedas e cédulas que haveriam de ser emitidas. A concessão do direito de emissão a governos locais (estados e municípios) e empresas, para que emitissem e colocassem cédulas e moedas em circulação, foi a saída viável. Surge então a expressão NOTEGELD, o dinheiro de emergência ou necessidade, que pela sua forma reduzida de apresentação, prazo de validade, restrição geográfica de circulação e principalmente o valor reduzido.

As NOTEGELD são feitas de diversos materiais, as cédulas eram feitas de: papel, madeira, couro, linha, papel alumínio, veludo e etc, e as moedas eram feitas de: madeira, cerâmica e pó de carvão comprimido.

O Brasil vivencia diariamente diversas formas de dinheiro de emergência, desde os passes de transporte público até os vales de alimentação ou refeição.

Historicamente o NOTEGELD foi emitido no Brasil:

1. durante o período imperial da “Guerra do Paraguai”;
2. na crise denominada “Encilhamento” (1889-1891);
3. em São Paulo, durante a “Revolução Constitucionalista” de 1932;
4. no “Saneamento Hiper-Inflacionário”, no período de 1964-1967
5. na “Inflação-Galopante-Hiperbólica”, compreendida no período entre o “Plano Cruzado” (1986) e o “Plano Real” (1994).

Hoje em dia as NOTEGELD no Brasil são chamadas de bônus e são utilizadas principalmente como atrativo turístico das cidades, e somente poderão ser usadas como meio de aquisição de bens ou serviços em comércios ou empreendimentos solidários conveniados, sendo o valor de 1 bônus por 1 real. Essas atividades visam promover o desenvolvimento local, social e ambientalmente sustentável.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *