Moedas e Curiosidades: “Valar Morghulis” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Em 2016 tive contato com uma série de televisão chamada “Game of Thrones”, o resultado foi imediato: me apaixonei e virei fã, e quando vi a moeda dos “Homens sem Rostos” fiquei empolgado em adquirir um exemplar, a minha busca finalmente se concretizou e agora tenho duas réplicas (infelizmente não achei um original) na coleção.

Game of Thrones é uma série de televisão norte-americana, criada por David Benioff e D. B. Weiss, e baseada na série de livros “A Song of the Ice and Fire”, de George R. R. Martin. Game of Thrones foi filmada em nove países: Canadá, Croácia, Islândia, Malta, Marrocos, Espanha, Irlanda do Norte, Escócia e Estados Unidos.

A primeira temporada da série estreou em 17 de abril de 2011, na HBO, nos Estados Unidos, e a oitava e última estreou em 14 de abril de 2019, e terminou em 19 de maio de 2019.

A história se passa nos continentes fictícios de Westeros e Essos, a série centra-se no Trono de Ferro dos Sete reinos e segue um enredo de alianças e conflitos entre as famílias nobres dinásticas, seja competindo para reivindicar o trono ou lutando por sua independência.

Em 18 de setembro de 2016, na 68ª edição do Emmy, o principal prêmio da televisão americana, a série foi recordista de indicações, com 23. Game of Thrones ganhou 16 Emmys naquela noite, tornando-se a série mais vencedora da história desta premiação (com 38 estatuetas acumuladas).

A moeda especial que o assassino Jaqen H’ghar, um dos Homens sem Rosto de Braavos, deu a Arya Stark não é explicitamente uma moeda normal. É redonda e não se assemelha a uma moeda quadrada normal Braavosi utilizada pela população. Em vez de “moeda”, é um símbolo especial que os Homens sem Rosto dão aos seus aliados, ou aqueles que se sentem em dívida. Jaqen instruiu Arya a apresentá-la a qualquer homem de Braavos se ela precisasse de ajuda, e eles saberiam que isso significava que ela era uma amiga dos Homens sem Rosto. Eis algumas curiosidades da série:

•4 idiomas foram criados – O que mais se destaca é o Dothraki, falada pelo povo homônimo e apresentada pelo personagem Khal Drogo. Alto Valiriano, que Daenerys usa com seus dragões. Baixo Valiriano, usado pelos Imaculados. Mag Nuk, a língua falada pelos gigantes. Todos os idiomas foram criados pelo lingüista David J. Peterson.
•Dragões inspirados em patos, gansos, gatos e morcegos – O supervisor de efeitos especiais Sven Martin se inspirou nesses animais para criar os movimentos dos dragões de Daenerys
•Coração de Cavalo – A cena clássica em que Daenerys come um coração intrigou muito os fãs de Game of Thrones. Na verdade, ela comeu um coração de gelatina durante a cena. E falando em Khaleesi, mais de 150 bebês foram batizados com esse nome no mundo desde o inicio da série.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *