Moedas e Curiosidades – “Wrestling nos Jogos Olímpicos” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Comecei a prestar atenção nos Jogos Olímpicos (antes só assistia futebol!) no ano de 2000, com os jogos realizados na cidade de Sydney na Austrália, a transmissão na televisão aberta de algumas competições do evento ajudou muito, e uma das modalidades que chamou minha atenção foi a “Luta Olímpica”, onde mais tarde acabei conseguindo uma bela moeda de 5 dólares australianos, feita de alumínio, zinco e bronze, com 38 mm de diâmetro e 20 g de peso, que homenageia esta modalidade.

A história da Luta é tão antiga quanto à história do homem. Logo na criação da Olimpíada da Era Moderna em Atenas 1896, a Luta tornou-se um parceiro histórico e inseparável dos Jogos Olímpicos, remetendo para os combates de lutadores untados de óleo e areia nos Jogos da Antiguidade, por volta do ano 700 a.C.

Inspiradas nas formas de disputas da Grécia e da Roma antiga, a luta “Greco-Romana” fazia parte do Pentatlo Olímpico da antiguidade, os franceses criaram o estilo “Greco-Romano” moderno no século XIX, e nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna em Atenas 1896, ocorreu a primeira disputa do estilo.

O estilo “Greco-Romano”, pura e simplesmente encarnou a forma de lutar dos antigos gregos e romanos. Oito anos após a Olimpíada de Atenas 1896, foi incluído no programa olímpico um novo estilo chamado de “Livre”, que nasceu no começo do século XX, e era uma atividade profissional para os lutadores de feiras e festivais, muito apreciados na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América.

O estilo “Livre” é bem mais recente. Ele surgiu, na segunda metade do século XIX, em terras britânicas. Foram os imigrantes desta região que levaram a Luta estilo “Livre” para os Estados Unidos no final do século XIX.

Atualmente a Luta Olímpica passou por um processo de modernização e passou a ser chamada de “WRESTLING”, que é uma palavra da língua inglesa, que possui um significado semelhante a “Luta Livre”, na língua portuguesa.

A principal diferença entre estes dois estilos de luta, está relacionada com as partes do corpo em que são permitidos para aplicar golpes e movimentos. Na “Greco-Romana”, o lutador pode utilizar somente os braços e tronco para realizar defesa e ataque. No estilo “Livre” o lutador pode usar qualquer parte do corpo para atacar e defender.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *