Novos semáforos entram em funcionamento na capital


Diminuir o número de acidentes de trânsito e organizar melhor o trânsito de Macapá. Esse é o objetivo da prefeitura com a implantação de 58 novos cruzamentos semafóricos. O início da operação dos equipamentos, que vai seguir um cronograma de execução aliado a atividades de educação no trânsito, foi nesta segunda-feira, 15, no cruzamento da Rua Jovino Dinoá com a Avenida Ernestino Borges, local onde já foi palco de inúmeros acidentes de trânsito, inclusive com vítimas. Os mais comuns são relacionados ao avanço da preferencial que, a partir de hoje, com o conjunto semafórico instalado no local, devem diminuir.

A prefeitura já investiu mais de R$ 4 milhões em aquisição de semáforos somente nesta gestão. Até o fim deste ano deverão ser instalados 58 novos cruzamentos semafóricos com equipamentos a LED, que continuarão funcionando durante as quedas de energia, e com sinalização para pedestre. 

Os dez primeiros cruzamentos que receberão a sinalização seguirão um cronograma de execução, ou seja, foram definidas datas específicas para que cada um entre em funcionamento e, ao mesmo tempo, a equipe de arte-educadores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) deverá prestar esclarecimentos aos condutores de veículos que trafegam pelos locais. “Organizar o trânsito, diminuir o número de acidentes e, consequentemente, salvar vidas. Esse é o nosso principal compromisso com a população”, afirmou a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.

Nesta quarta-feira, 17, o semáforo do cruzamento da Rua São José com a Avenida Pedro Américo deverá entrar em operação a partir das 10h, local e horário em que a CTMac também lança mais uma campanha educativa na capital. O personagem Super Faixa estará presente nos cruzamentos e faixas de pedestre da cidade para orientar a população sobre o respeito e uso correto da faixa. “Não adianta colocar sinalização se não oferecermos também a educação no trânsito, tanto para condutores quanto para pedestres”, ressaltou Cristina Baddini.

As datas de início das atividades em cada cruzamento semafórico são:

1 – Ernestino Borges com Jovino Dinoá – 15/09
2 – São José com Pedro Américo – 17/09
3 – Leopoldo Machado com Marcílio Dias – 19/09
4 – Padre Júlio com Manoel Eudóxio Pereira – 21/09
5 – General Rondon com Antônio Coelho de Carvalho – 23/09
6 – FAB com Manoel Eudóxio Pereira – 25/09
7 – Santos Dummont com Almirante Barroso – 27/09
8 – Pedro Lazarino com Hildemar Maia – 29/09
9 – Santos Dummont com Antônio Coelho de Carvalho – 01/10
10 – Rua Renascimento com Rodovia Tancredo Neves – 03/10

O cronograma com os demais endereços de instalação será divulgado posteriormente.

Patrícia Leal/Asscom CTMac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *