Prefeito Clécio empossa novos presidentes do Conselho Tutelar das zonas norte e sul

Em cerimônia na manhã desta quinta-feira, 12, o prefeito Clécio Luís empossou os novos presidentes do Conselho Tutelar das zonas norte e sul. Eles exercerão durante um ano a função de coordenar e orientar o colegiado de conselheiros tutelares dentro de cada instituição.

À frente do conselho da zona sul em 2016, a conselheira Uelma Medeiros agradeceu pela oportunidade e garantiu que o trabalho terá continuidade com o novo representante. “Uma das metas da nossa gestão foi a parceria e união do trabalho com o conselho da zona norte. Ninguém trabalha sozinho, e aqui temos uma equipe que acredita no trabalho. Muito obrigada a todos e que essa parceria se fortaleça. É gratificante passar o bastão para alguém que sei que é compromissado, responsável e competente”.

Márcio Barreto, presidente eleito do Conselho Tutelar da zona sul, agradeceu os esforços concedidos pela Prefeitura de Macapá. “Temos uma grande demanda de atendimentos e sabemos das dificuldades. Porém, gostaria de agradecer todo suporte dado pelo Município. Reconhecemos a importância dele junto ao nosso trabalho e pedimos que neste ano essa parceria se fortaleça”.

Reginaldo Faraó, conselheiro-presidente escolhido para o Conselho Tutelar da zona norte, disse que pretende buscar junto aos parlamentares municipais e estaduais a criação de uma clínica para dependentes químicos. Além disso, abranger o atendimento do conselho nos distritos de Macapá. “Sei que será uma missão árdua, mas todos os que estão aqui se prepararam para esse trabalho. Passamos por muitas dificuldades, mas tivemos um avanço significativo na gestão do atual prefeito. Todas as famílias que vêm aqui querem respostas. Por isso, queremos chegar aonde o conselho ainda não chegou. Avançamos muito e queremos avançar muito mais”.

De acordo com dados apresentados, o Conselho Tutelar da zona sul de Macapá alcançou em 2016 o total de 4.097 encaminhamentos e 1.500 ocorrências. A necessidade pela lei é de um novo conselho a cada 100 mil habitantes. Durante discurso, Clécio Luís ressaltou a importância da criação de um conselho na zona oeste de Macapá, mas, antes disso, é necessária a estabilização e melhorar ainda mais a qualidade de atendimento nos conselhos já existentes.

“Temos muitas dificuldades, mas também muito envolvimento. Apesar da pouca estrutura, conseguimos ter um alto poder de intervenção. Melhoramos a estrutura física e os recursos destinados. Mas o que faz a diferença é o trabalho que vocês exercem. Os dados apresentados mostram um lado do desempenho dos conselheiros, mas o outro mostra uma sociedade adoecida, que mais do que nunca precisa do trabalho executado pelo Conselho Tutelar. Sinalizamos que vocês poderão contar conosco e nos comprometemos que já está no planejamento o Conselho Tutelar da zona oeste, mas precisamos primeiro estabilizar os que já estão criados”.

A cerimônia de posse contou ainda com a presença dos demais conselheiros, deputado estadual Paulo Lemos, dos vereadores Rinaldo Martins e Bruna Guimarães, e do secretário especial de Coordenação das Subprefeituras, Dejalma Ferreira.

Márcia Fonseca/Asscom PMM
Contatos: 98139-7609 / 99118-7183
Fotos: Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *