Prefeitura de Pedra Branca do Amapari leva até a Terra Indígena do município segunda edição da Copa Wajãpi

O prefeito Marcelo Pantoja e equipe de gestão estiveram na Terra Indígena dos Wajãpi, na manhã do sábado (20/5), para realizar os jogos indígenas da II Copa Wajãpi de Futebol. A competição contou com a participação de várias aldeias e presença de grande público.

Ao todo, oito equipes disputaram a Copa, em jogos que aconteceram no Estádio Pajé Maracá. Na grande final, a equipe Mariry venceu o Manilha após um jogo bastante equilibrado, que terminou sem gols no tempo regulamentar. A decisão foi para as cobranças de pênaltis.

Para a realização da Copa Wajãpi, a prefeitura municipal, por meio do Departamento de Desporto e Lazer (DDL), fornece desde o material esportivo à logística necessária. A Terra indígena dos Wajãpi fica distante 92 km da sede do município de Pedra Branca, com acesso pela rodovia Perimetral Norte.

“Mantivemos o compromisso de levar os investimentos no esporte para todas as regiões de nosso município. O evento já é esperado pelos povos originários e conta com a participação de 120 jogadores”, disse o prefeito.

A celebração do título aconteceu com muita festa por parte dos jogadores e torcedores da equipe campeã. A Copa Wajãpi também teve outras atividades paralelas, como atendimentos do Programa Bolsa Família, exposições e apresentações culturais.

A iniciativa de promover um torneio exclusivo para os indígenas foi muito bem recebida pelos participantes, que destacaram a importância da valorização de suas tradições e culturas. “A II Copa Wajãpi de Futebol, além de promover a prática do esporte pelos indígenas, favorece a integração das diversas tribos e contribui para a valorização da cultura dos povos originários,” comentou Motã Waiãpi.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *