Prefeitura de Santana adere ao Programa Círculos em Movimento

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), firmou parceria com o Ministério Público do Amapá, que estará ofertando aos profissionais da educação o Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para ambientes escolares.

A formação faz parte do Programa Círculos em Movimento: Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa. Serão oferecidos cursos de noções básicas e práticas, introduzindo o círculo de construção de paz para ambientes escolares, de forma online e gratuita.

As inscrições estarão abertas até dia 27/08 e os interessados devem entrar em contato através do [email protected]. O período da formação é de 23/08 (aula inaugural) a 28/10.

O Projeto Círculos em Movimento busca difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país, apoiando e fortalecendo escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

A introdução da filosofia e das práticas restaurativas na rotina escolar pode ajudar a construir comunidades restaurativas, que são mais harmônicas, organizadas e cuidadoras, beneficiando a convivência, o rendimento escolar e o desenvolvimento dos seus integrantes. Os círculos estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e aprimoram a função escolar em promover as dimensões pedagógicas do “aprender a ser” e do “aprender a conviver”.

Pedagogicamente, os círculos de paz constituem uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem vivencial, valores que contribuem para prevenir e superar problemas, conflitos e violências. Segurança e Proteção – os processos circulares promovem o senso de respeito e de pertencimento comunitário, ativando forças de autoproteção não-violência em benefício da segurança do ambiente escolar.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *