Professores e acadêmicos da Unifap farão expedição pela região das Guianas

Professor-pesquisador da UNIFAP, Gutemberg Silva – Foto: Diário do Amapá

Um grupo de professores e acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá – Unifap, inicia no dia 28 de novembro, uma expedição terrestre e fluvial pela Região das Guianas, denominada “A Região das Guianas: Do arco rodoviário da transguianense ao circuito fluvial Manaus-Santana”.

O objetivo da expedição é documentar por meio de vídeos, fotos, relatórios técnicos, artigos científicos e duas dissertações técnicas de mestrado, todo o trajeto percorrido pela equipe, que será composta por quatro pessoas, duas mestrandas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira da UNIFAP (Clícia Vieira Di Miceli e Brenda Farias, esta última também professora na UNIFAP); um cinegrafista profissional (Gabriel Flores) e o professor-pesquisador da UNIFAP, Gutemberg Silva.

A viagem que terá início no dia 28 de novembro, sairá da capital amapaense e seguirá até Boa Vista, em Roraima, e de lá irão até Pacaraima (Brasil) e Santa Elena de Uairén (Venezuela), com passagens pela Guiana Francesa (França), Suriname e Guiana. A equipe segue também para Manaus de onde retorna à Macapá, por via fluvial, em 17 de dezembro, chegando em Macapá no dia 23 de dezembro. Serão aproximadamente 4.584 quilômetros percorridos em 22 dias de pesquisa.

Ao percorrer a Transguianense, os pesquisadores pretendem compreender as dinâmicas culturais, econômicas, logísticas e de interações fronteiriças no platô das Guianas. “As Guianas representam uma região ao norte da América do Sul ainda pouco estudada no Brasil. Recentemente tal lacuna tem despertado o interesse por pesquisadores brasileiros. A Rodovia Transguianense é, por exemplo, um eixo de circulação que merece atenção que a lacuna mencionada seja minimizada”, explicou o professor Gutemberg Silva.

Karla Priscila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *