Projeto que tem apoio do ‘Criança Esperança’ encerra atividades com apresentações artísticas no AP

Projeto oferece oficina de circo gratuita para crianças e adolescentes — Foto: Cassio Albuquerque/Arquivo G1

Por Rita Torrinha

Em Macapá, um projeto atendido pelo programa Criança Esperança, da Rede Globo, encerra no sábado (8) as atividades de 2018 com uma mostra de tudo o que foi aprendido ao longo do ano. O “Corda Bamba” atende 75 crianças e jovens entre 8 e 22 anos de idade, e são eles os protagonistas deste dia.

A partir das 19h vai ter apresentação de teatro, circo, judô e declamação de poesia na sede do projeto, localizado no bairro Araxá, Zona Sul da capital. A iniciativa é da Companhia Cangapé, que já recebeu apoio do Criança Esperança em 2014, 2015 e agora em 2018. Além disso, o trabalho desenvolvido ganhou três premiações nacionais.

Como o espaço ficou muito pequeno para o tamanho do projeto, a intenção é realizar o espetáculo, para a comunidade, na rua, mas somente se a chuva der trégua. Com o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a iniciativa busca mais melhorias.

Ensaio para apresentação final do ano ocorreu nesta sexta-feira, 7 — Foto: Rita Torrinha/G1

São 12 anos de Cangapé e 6 de projeto Corda Bamba. Exercer tantas atividades, em uma comunidade carente e sem outros apoios ou incentivos culturais, demanda, acima de tudo, força de vontade e amor pelo que se faz. Mas esse desafio o grupo já tirou de letra, tudo para ver a evolução e crescimento dos participantes.

“Buscamos recursos, corremos atrás, tiramos muito do próprio bolso. É um trabalho duro, árduo, mas muito gratificante porque as respostas que temos são essas, ver as crianças exercendo as atividades e felizes. Quando você vê uma criança dessa, que no seu dia a dia dificilmente teria acesso a leitura, esportes e artes, e gostando, não tem pagamento maior”, relatou Alice Araújo, uma das fundadoras do Cangapé.

Encerra-se um ano e para o próximo as atividades já estão com uma grande procura. As inscrições para novas turmas iniciam em fevereiro, e a prioridade são crianças e jovens do bairro Araxá.

Fundadores do projeto cangapé Washiton Silva e Alice Araújo — Foto: Jorge Abreu/Arquivo G1

Programação:

Demonstração de atividade de judô
Intervenção teatral, referencia aos mascarados da festa de São Tiago do Mazagão
Poema as Borboletas, de Vinícius de Moraes
Intervenção de circo

Serviço:

Encerramento do projeto Corda Bamba em 2018
Data: 8 de dezembro (sábado)
Hora: 19h
Local: Espaço Cangapé
Endereço: Av. Quarta do Araxá, nº 470
Entrada: gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *