Quarta edição do Festival Quebramar

O Festival Quebramar chega em 2011 ao seu quarto ano de realização consolidado como o maior festival de artes integradas no Amapá. Logo em sua primeira edição, em 2008, foi apontado pela BRAVO!, revista de circulação nacional e especializada em cultura, como um dos 5 mais promissores festivais do Brasil. Após quatro anos, o Quebramar cresce ainda mais e, em 2011, é apresentado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet) e patrocínio do Banco da Amazônia.

Quebramar na Escola

Uma das ações mais importantes do Festival Quebramar 2011 foi o Quebramar na Escola, atividade que buscou o incentivo e difusão da produção cultural local no ambiente escolar. A ação iniciou no mês de agosto e seguiu até setembro, nas seguintes instituições de ensino: Tiradentes, Rivanda de Nazaré, Alexandre Vaz Tavares e Antônio Castro, com apresentações de grupos locais e de grupos da própria escola.

Além disso, ao longo da programação ocorreu exibição de produções audiovisuais nacionais e locais seguidas de debates, objetivando o fomento do pensamento crítico dos alunos acerca do que fora exibido.

Festival Quebramar – IV Edição

Na Amazônia, o Festival Quebramar é um evento diferenciado não só por sua localização, como também por priorizar o intercâmbio e a qualificação de artistas da região, além de dispor num mesmo palco, shows de música tradicional e outros gêneros populares mais recentes.

O cenário artistico nortista tem despertado o interesse frequente de grandes meios de comunicação culturais no país e de produtores fora dele. O aquecimento desse cenário é resultado da consolidação de um circuito de grandes festivais na região à exemplo do Varadouro (AC), Se Rasgum (PA) e do Festival Quebramar (AP). Artistas como: Felipe Cordeiro, Gabi Amarantos, Aíla Magalhães e Mini Box Lunar, são alguns exemplos do boom da nova safra da música brasileira proveniente da região Norte.

A IV Edição do Festival Quebramar será realizada de 06 a 11 de dezembro, com uma vasta programação voltada para as Artes Visuais, Literatura, Teatro, Audiovisual e Música, além de debates e palestras sobre os novos rumos da cultura na região. Como marca das edições anteriores, o Quebramar apresenta novamente a Fortaleza de São José de Macapá, uma das sete Maravilhas do Brasil, como cenário, e o Teatro das Bacabeiras passa a sediar também parte da programação do festival ao receber os três primeiros dias do evento as artes cênicas, visuais e música instrumental.

Serviço:

O quê: IV Edição do Festival Quebramar
Quando: 06 a 11 de dezembro
Local das Seletivas: Teatro das Bacabeiras e Anfitetro da Fortaleza de São José.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *