Regras que regem as eleições para reitor (a) e vice são publicadas

A Comissão de Consulta Prévia para escolha de reitor (a) e vice-reitor (a) (CCP) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou edital com as regras para o pleito deste ano, no qual serão conhecidos os novos dirigentes universitários para o mandato de quatro anos. A votação de 2018 vai ocorrer das 09h às 21h, ininterruptamente, no dia 30 de maio de 2018. As seções serão divulgadas uma semana antes.

As inscrições das chapas devem ser protocoladas e encaminhadas à CCP de 07 a 08 de maio, no horário das 08h às 20h, por meio do protocolo geral da Unifap. Nela deve constar os nomes do candidato a reitor (a) e do candidato a vice-reitor (a). A lista das chapas com os nomes dos concorrentes será publicada no dia 09 de maio. As campanhas e debates ocorrem de 11 a 29 de maio.

Voto de aluno, técnico e professor tem peso igual (paritário), de forma que cada categoria represente um terço dos votos. Como as três categorias têm tamanhos diferentes, o peso de cada voto é ajustado proporcionalmente para que não haja distorções. A Comissão responsável pela condução do pleito deverá publicar lista, discriminando o nome e matrícula dos habilitados a votar, com antecedência mínima de 10 dias do evento.

Dos votantes com mais de um vínculo com a Unifap, é vedado o voto cumulativo. Não está habilitado a exercer voto o prestador de serviço terceirizado, servidor cujo nome for impugnado, com o devido deferimento da Comissão; e beneficiários das ações de extensão da Universidade Federal do Amapá.

Concluído o Processo de Consulta Prévia e do julgamento dos recursos, a CCP terá até 8 de junho para encaminhar, por meio de Relatório Circunstanciado de Atividades, o resultado ao Conselho Superior Universitário (Consu), que irá atuar como colégio eleitoral para elaboração da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). As regras gerais do pleito, bem como o seu calendário, podem ser consultadas no endereço eletrônico: http://www2.unifap.br/consulta-previa/

Kleber Soares
Assessoria de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *