Samu orienta acadêmicos sobre técnicas de primeiros socorros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Macapá, por meio do projeto Samuzinho, promoveu nesta terça-feira, 31, curso de capacitação sobre técnicas de primeiros socorros para acadêmicos da Universidade da Maturidade da Unifap. A proposta foi orientar e capacitar os universitários quanto à forma de agir em situações de emergência no dia a dia, como em acidentes domésticos, situações de desmaios, engasgo e até uma parada cardiorrespiratória.

A acadêmica Elianete Pereira tirou dúvidas sobre casos recentes ocorridos em sua família. “Recentemente, minha netinha se sufocou com leite. No desespero, sem saber o que fazer, apenas segui meu instinto e consegui reanimá-la. Agora, com o treinamento, vejo que cheguei bem perto da técnica correta e estou atenta a todos os detalhes, pois caso me veja em outra situação parecida sei como ajudar”.

De acordo com a enfermeira do Samu, Damid Botelho, a capacitação é uma forma de ensiná-los técnicas básicas de primeiros socorros, para que em situações de emergências eles possam ajudar a vítima reanimando ou mantendo a mesma estável até a chegada dos profissionais de saúde. “Além da parte teórica, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprender, por meio da prática, o passo a passo de cada procedimento. Como posicionar a vítima de forma correta, de acordo com o procedimento a ser feito, a intensidade da força a ser usada nos procedimentos de reanimação de vítimas, dentre outras técnicas”.

Karla Marques/Asscom Semsa
Contatos: 99119-2467 / 98132-5053

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *