SÃO TIAGO E O CAVALO – Crônica de Raimunda Clara Banha

Foto: Luanderson Guimarães

Existem coisas que acontecem em nossas vidas, que não conseguimos encontrar explicações lógicas.

Todas as vezes que o Glorioso SÃO TIAGO fez visitas ao Ministério Público do Amapá, no mês de julho, por ocasião da peregrinação, eu sempre estava de férias, portanto, não participava.

Na última segunda-feira, 15 de julho de 2019, o SÃO TIAGO fez a visita ao MP-AP, por desígnios de Deus, eu estava respondendo como Procuradora-Geral de Justiça e por esta razão, tive a honra de conduzir a imagem do SÃO TIAGO até o auditório. Quando recebia a imagem nos braços confesso que que tive uma grande emoção, pois lembrei que há dois anos atrás, recebemos o SÃO TIAGO na fazenda, como já aconteceu outras vezes, para receber cavalo de doação de meu pai João Melo Picanço, para ser utilizado nas cavalhadas de SÃO TIAGO.

Ao chegarem na fazenda os integrantes da comitiva almoçaram, fizeram a apresentação da “Dança do Vominê” e depois seguimos para o curral, onde meu pai faria a entrega do cavalo que estava na corda.

Foto: /BigStock

No momento em que meu pai fazia a entrega, o cavalo baixou a cabeça e curvou levemente uma das patas dianteira, um senhor que fazia parte da comitiva, reparou o gesto do cavalo e falou que era como se o cavalo estivesse fazendo uma reverência ao SÃO TIAGO.

O cavalo foi colocado no caminhão e a comitiva partiu.

Voltando ao último dia dia 15, quando caminhava com a imagem de SÃO TIAGO nos braços, lembrei daquele dia e senti uma emoção incontrolável, pois entendi que o gesto do cavalo tinha um significado bem maior, foi como o pressentimento de que aquele momento representava a última vez que meu pai faria a entrega de um cavalo para o SÃO TIAGO.

Foto: Luanderson Guimarães

Agradeci a Deus e ao SÃO TIAGO pelo privilégio de ter participado da entrega do último cavalo que meu pai doou ao SÃO TIAGO.

Meu pai faleceu no dia 11 de fevereiro de 2019.

Obrigada, SÃO TIAGO.

*Raimunda Clara Banha é procuradora de Justiça do MP-AP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *