Secult/AP participa: Governo do Amapá decreta transferência simbólica da sede governamental para o município do Amapá

Foto: Marcelo Loureiro

O Governo do Amapá decretou, nesta sexta-feira (22), a transferência simbólica da sede governamental para o município do Amapá como forma de homenagear a resistência histórica do povo amapaense na luta pelas posses de terra, no extremo Norte do país, contra os franceses, que teve como herói e personagem histórico Cabralzinho e culminou com a assinatura do Laudo Suíco, dia 1º de dezembro de 1900.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Amapá (Secult/AP), que deu suporte em estrutura para galpão para a realização da festividade, bem como palco, sonorização e 15 tendas. Para o secretário da pasta, Evandro Milhomem, esta é uma oportunidade de atrelar história e cultura no estado, pois ambas fazem parte da construção do Amapá.

Foto: Bruno Masim

Para a celebração da data, o governo, em conjunto com a Prefeitura de Amapá, preparou uma ampla programação, que engloba ações de saúde, cidadania, empreendedorismo, fomento à agricultura familiar, anúncios de novos investimentos e encerra com show em homenagem à cidade.

Criação do Amapá e Laudo Suíço

Foto: Bruno Masim

O município de Amapá foi oficialmente criado em 1901, ano seguinte à assinatura do histórico Laudo Suíço, de 1900, quando prevaleceu a vontade brasileira em confirmar o Rio Oiapoque, e não o Araguari como queriam os franceses, como fronteira entre o Brasil e a França.

Além do decreto de transferência simbólica da sede do Governo para o município, outro ato do governador Waldez em reconhecimento da importância histórica da cidade de Amapá foi a sanção da lei que torna o 15 de maio, o Dia de Cabralzinho, feriado estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *